Bancoc, deliciosamente caótica e vegetariana

Por Vegan4You

Bancoc sem dúvida é uma cidade para se voltar, acho que é como São Paulo ou Rio para quem não é morador destas cidades, que quando visitam ficam com vontade de voltar. Penso que outras cidades do mundo são assim, como Nova York, Londres ou Amsterdã entre outras, mas Bancoc tem o seu “tempero”, sua mistura, seu brilho!

 

Visitamos Bancoc em 2012, com certeza uma das melhores viagens que nós já fizemos. A culinária asiática é simplesmente fantástica, extremamente condimentada, saborosa e aromática. Se você não está acostumado com pimenta é melhor pedir sempre “no spicy”, pois mesmo a pimenta mais leve é forte. O que chama atenção é que a culinária tailandesa trabalha com muitos vegetais mesmo nos pratos principais, então não é difícil encontrar uma opção vegana em um restaurante que não seja vegano.

E também por conta do budismo, uma grande maioria dos tailandeses são, pelo menos, vegetarianos, isso ajuda muito.

wp-image-744606
Noodles com vegetais do restaurante Ethos[/img]

Em relação a custo, boa parte da Ásia é muito barata. A passagem saindo do Brasil é muito cara, mas quando você chega, gasta pouquíssimo. Há hotéis e hostels baratos, depende do seu estilo e do que você busca, nós como vamos para o hotel somente para dormir, não necessitamos de nenhum luxo. Em relação a comida é mais barato ainda! Chegamos a almoçar noodles no shopping por U$ 3 nós dois, incluindo bebida.

Por conta do meu trabalho no turismo, sempre que viajamos fazemos inspeções em alguns hotéis para conhecer melhor e montar o pacote de viagem. Tivemos a chance de conhecer o Hotel Lebua, onde foi filmado o “Se Beber não Case 2” e nos deixaram tirar uma foto panorâmica incrível antes da abertura do restaurante e do bar. Para você visitar o restaurante no topo desse hotel, o Sirocco, você precisa estar de traje social e não é permitido fotos nessa área do hotel.

 

Sentimos dificuldades em encontrar restaurantes e informações pela internet, acabamos comendo em algumas redes de fast food e destacamos dois restaurantes que tinham um bom menu, um vegan que é o Ethos e o global Loving Hut.

O Ethos além de ter um menu com opções “ocidentais” como espaguete com almondegas, lasanha, tempeh, pratos com tofu e até falafel, é um ponto de encontro para estrangeiros e tailandeses. Serve-se um café da manhã bem legal por lá.

size-full wp-image-744647
Fachada do restaurante Noodi Silom, em Bancoc[/img]

Outras opções que encontramos lá foram os noodles, em todo o lugar você acha um restaurante especializado e com opções veganas. Comemos noodles o tempo todo, nos hotéis é comum servir no café da manhã. Caso vocês não achem um restaurante vegano, na cadeia de restaurantes Nooddi The Noodle Bar há boas opções e sempre condimentada, comemos no Nooddi da Silom Road, perto da famosa rua Patpong Road, onde funciona a noite uma espécie de 25 Março (tradicional rua de comércio popular de São Paulo), mas com vários bordéis, tudo junto misturado, é muito peculiar esta mistura que os tailandês estão acostumados.

 

Há um tour, saindo de Bancoc, que é imperdível e dura um dia inteiro. É o famoso mercado flutuante de Saduak, o Dammoen Saduak Floating Market uma loucura ver como os tailandeses se organizam e promovem aquele comércio maluco. Lá não tem muitas opções, mas encontramos duas simpáticas senhoras que cozinham em seus barcos e fornecem deliciosos bolinhos típicos veganos, tem até sobremesa com banana caramelizada com açúcar. Neste lugar temos que entrar no clima e esquecer a frescura, a comida é honesta, deliciosa e barata, como em toda a Tailândia.