Cinco lugares para ver arte de rua no Rio de Janeiro
Antes mal vista, hoje institucionalizada. Essa é a trajetória da arte de rua nas metrópoles do mundo todo, inclusive no Rio de Janeiro. A arte urbana do grafite vem tomando forma na Cidade Maravilhosa e espelha a recente ascensão de artistas talentosos que vem contribuindo para o desdobramento positivo da cultura e da arte urbana.
Abaixo, separamos cinco espaços cariocas totalmente dedicados à arte de rua e que são simplesmente incríveis. Confira (e depois, aproveite para conhecer cada um deles)!
Artistas do mundo inteiro, Vidigal
- Para onde viajar em dezembro no Brasil? 7 lugares perfeitos para curtir o verão
- Viajar em março: 5 lugares para curtir o Brasil no começo do ano
- Com 21 artistas, Museu de Arte Urbana de Belém será um dos maiores da América Latina
- Viajar sozinha: 4 lugares baratos no mundo para mulheres que amam liberdade
De tempos em tempos, grafiteiros do mundo todo se reúnem para deixar a rua que é um dos principais acessos à comunidade do Vidigal mais colorida e bonita. Além disso, o lugar com uma das mais belas vistas do Rio recebe anualmente o Projeto Vidigal de Braços Abertos. Ele incentiva o esporte, a fotografia, o grafite e a promoção de empregos aos moradores da comunidade.
Escadaria Carmen Miranda, Bairro de Fátima
Produção do SerHurbano, coletivo que une arte e intervenções urbanas para transformar a cidade em um espaço mais atrativo e democrático, a Escadaria Carmen Miranda é um presente do grupo para o Rio. Feita em maio de 2013, a obra foi executada durante a noite, quando o coletivo projetou uma imagem da cantora icônica e pintou por cima. A escadaria fez tanto sucesso que, alguns dias depois, o SerHurbano voltou a colorir e estampou a imagem do Grande Otelo nos degraus restantes.
Grafites pela Lapa
É no bairro boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa, que estão espalhados alguns dos grafites mais bacanas da cidade. O “Liberte seus Sonhos”, na Rua Riachuelo, foi feito pela artista Gabriele Valente Feliz e é inspirado na ideia de Candy Chang, artista que faz intervenções urbanas como um convite para as pessoas refletirem sobre si mesmas e suas vidas e, em seguida, colocarem seus sonhos no papel, ou melhor, no muro. Que tal ir lá e escrever qual sonho você tem em mente e ainda contribuir para a arte de rua?
Morro dos Prazeres, Santa Teresa
Variados e belíssimos grafites feitos por 45 artistas dão vida às 50 casas do Morro dos Prazeres. A comunidade carioca recebeu as cores por iniciativa do projeto “Caminho do Grafite”, que busca estimular o turismo e proporcionar caminhos distantes do crime aos jovens da região. No Bairro de Santa Teresa, outros grafites estão presentes próximos ao Largo do Guimarães e na entrada do Morro dos Prazeres.
Praça Mauá, Centro
O maior painel de arte do Rio de Janeiro, localizado na lateral de um edifício na Rua Coelho e Castro, precisou de 1500 latas de tinta para preencher os 1200 metros quadrados do enorme muro. Obra de Tomaz Viana, um dos artistas mais notáveis do Rio, e do Fleshbeck Crew, coletivo de grafiteiros do qual Tomaz faz parte, a pintura traz imagens de meninas, balões e animais retratados em diversas cores que traduzem a alegria e a paz de espírito do grupo. Vale a pena conhecer essa arte gigantesca!
Aproveite para visitar o Rio
Com esses grafites espetaculares para conhecer, uma ótima ideia é aproveitar o início da primavera para curtir a Cidade Maravilhosa ao máximo e ver de perto essas obras de arte modernas. Para quem não mora no Rio, a arte de rua é mais um motivo para visitar a cidade que, em razão do enorme apelo turístico, sempre tem promoções de passagens aéreas para quem deseja desfrutar de todas as atrações cariocas, como ir à praia, curtir um samba na Lapa e – por que não? – comer o famoso biscoito Globo com um mate geladinho nas areias da Zona Sul.