Cunha, no interior de São Paulo, abriga 8º Festival da Cerâmica

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

13/10/2014 13:15 / Atualizado em 06/05/2020 17:21

Conhecida como um dos mais importantes polos ceramistas do Brasil, a cidade de Cunha abrigará mais uma edição de seu tradicional festival dedicado à cerâmica.

 
 

A cidade serrana, encravada entre o vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo, será sede do 8º Festival da Cerâmica, que acontece até o dia 1º de novembro.

A programação do evento será marcada por palestras, workshops e cursos gratuitos que acontecerão nos diversos ateliês desse destino paulista que ficou conhecido como endereço da “cerâmica de autor” e maior núcleo de cerâmica de alta temperatura da América do Sul.

 
 

Em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha – ICCC, o festival terá também feira de cerâmica, cursos rápidos de aprimoramento de técnicas e participações de ceramistas convidados como René Le Denmat e abertura do forno Noborigama.

 
 

Introduzido em Cunha em 1975, o forno Noborigama pode chegar a uma temperatura de 1.400º C e permite a utilização de materiais como argila, rocha moída, cinzas de eucalipto e casca de arroz.

8º Festival da Cerâmica de Cunha
QUANDO: de 11/10 a 1/11
ONDE:  Em Cunha, a 232 quilômetros de São Paulo
Informações: www.cunha.sp.gov.br