Dicas para viajar com o dólar alto

26/05/2015 10:00 / Atualizado em 06/05/2020 21:32

Já que o dólar não baixa consideravelmente e nem nossa vontade de viajar, para conseguirmos passar as férias conhecendo novos lugares em um momento como esse, é necessário planejar a viagem de forma a economizar os gastos em moeda estrangeira. Seguem então algumas dicas:

Compras

Por mais gostoso que seja viajar e perambular pelo destino com muitas sacolas na mão e voltar para casa com excesso de peso na bagagem, esse é um dos principais cortes necessários para tornar a viagem possível com o dólar alto. Afinal, prefere viajar sem fazer compras ou não viajar? Eu fico com a primeira opção.

Evite utilizar o cartão de crédito

Na realidade, o cartão de crédito nunca é a melhor opção. É sempre necessário avaliar o que sai mais em conta: O IOF do cartão de crédito, o cartão pré-pago ou a troca de moedas diretamente em casa de câmbio.

Com o cenário como está, posso te afirmar: cartão de crédito é a pior opção (IOF está mais de 6%). A melhor saída é pesquisar casas de câmbio próximo a você e descobrir qual tem a melhor cotação. Tendo uma ou duas preferidas, verifique diariamente o valor para não perder a oportunidade. Se achar melhor, pode comprar aos poucos, nos dias em que você acha que o valor está bom. Dependendo do seu destino, pode checar a troca de moeda por lá mesmo, às vezes até com casa de câmbio paralela (os riscos são altos, mas os valores são tentadores).

 
  - Rui Pires

Pense em destinos diferentes

O dólar está nesse preço absurdo e o euro, apesar de desvalorizado, continua sendo uma moeda alta para o brasileiro. Há destinos internacionais que vão te conquistar e que estão aqui pertinho. Na América do Sul você encontra centros urbanos e comerciais, encontra cultura, natureza, povo diferente, tudo diferente. Uma dica muito legal é viajar para Foz do Iguaçu, que tem ótimos preços, e conhecer a Argentina e Paraguai que fazem fronteira com a cidade. Pode até se hospedar em um desses países e vir turistar em nosso país. A migração para lá é fácil e a cidade de Puerto Iguazu na Argentina é uma delícia, muito acolhedora! Te dá a real sensação de estar em outro país, o clima, as pessoas, tudo muda. Vale muito à pena.

E o Brasil?

Muitos turistas têm um certo preconceito com nosso país enquanto outros defendem a viagem doméstica com unhas e dentes. Eu sou da turma que sempre vai preferir pegar um avião para fora, mas com esse cenário estou valorizando ainda mais nossos destinos. Temos ótimas opções de destinos paradisíacos bem mais em conta que viagens internacionais e seus custos. Sem falar que sempre encontramos passagens baratas para destinos nacionais. Uma excelente dica é viajar pelo Mastercard Surpreenda, em que você paga pela viagem de uma pessoa e a outra é gratuita. As agências da TAM Viagens são parceiras nessa promoção e tem excelentes destinos, entre eles Foz do Iguaçu, Serras Gaúchas, Ceará, Pernambuco, Natal e muitos outros!

Lugares gratuitos e de baixo custo

Muitas pessoas, assim como eu, aproveitam que está viajando e visita todos os lugares que tem vontade e faz todos os passeios, independente do preço porque, né…estamos viajando.

Mas isso pode tornar a viagem extremamente cara. Em todos os destinos você vai encontrar  atrações gratuitas que vão te agradar. Não precisa visitar apenas essas, mas pode mesclar com as que são mais caras e imperdíveis para você.

Para saber como também economizar na hospedagem e com passagens aéreas, acesse o Blog Ludevie.