Últimas notícias:

Loading...

Empresas paulistanas incentivam funcionários a deixarem o carro em casa

Por Felipe Gutierrez, da Folha de S. Paulo

Por: Redação

Algumas empresas paulistanas começaram a pensar em como ajudar seus funcionários a chegarem mais rápido em seus trabalhos incentivando-os a deixarem seus carros em casa. Surgiu então a função do “coordenador de mobilidade”, que analisa com os funcionários quais são as melhores rotas e os melhores meios de transporte que eles têm para usar.

O Banco Mundial – instituição financeira internacional que investe em países em desenvolvimento – está implementando um projeto-piloto em São Paulo e na Cidade do México para que as empresas passem a interferir mais no deslocamento de seus funcionários até o trabalho.

reprodução
A bicicleta e a carona surgem como opções, mas a intenção do projeto é fazer empresas e funcionários repensarem suas rotas e meios de transporte

O projeto propõe uma série de medidas a companhias com escritórios na região da marginal Pinheiros, como o hotel Hilton. Uma das sugestões é que os funcionários adotem um sistema de caronas, como o Caronetas. O site permite que os funcionários das empresas cadastradas descubram quem são os colegas que moram perto e, assim, dividam carros e custos.

Outra das dicas é o contato dos Bike Anjos, uma ONG que auxilia interessados em fazer o trajeto pedalando. A organização ainda dá palestras sobre como enfrentar o tráfego em grandes cidades e acompanha, individualmente, pessoas que têm receio de utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Bom para todos

Para o norte-americano Peter Valk, consultor do Banco Mundial, as companhias também se beneficiam desses planos. Ele aponta que as empresas “agradam” os funcionários com medidas como essa e ainda reduzem custos com estacionamentos.

Uma alternativa para a empresa é o Trabalhando Perto, site que cruza dados de empregadores e candidatos que estão próximos. Assim evita-se que todos percam no trânsito o tempo que poderiam estar trabalhando ou em casa.

Leia a matéria na íntegra no caderno de Empregos e Carreiras.