Homicídios diminuem em SP; confira apps que ajudam a aumentar a segurança
Selecionamos cinco ferramentas que podem ajudar a aumentar a sua segurança nas cidades
Pela primeira vez desde os anos 1990, o Estado de São Paulo terminou o ano com uma taxa de homicídio doloso (com a intenção de matar) abaixo da linha de dez mortes para cada 100 mil habitantes. Os indicadores criminais de 2015 foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira, dia 26.
Os dados mostram que o Estado fechou os 12 meses do ano com uma taxa de 8,73 por 100 mil – a menor desde 1996, quando passaram a disponibilizar os números no site da secretaria. De acordo com o secretário da segurança, a taxa nacional é de 30 por 100 mil.
Em 2015, ocorreram 3.757 casos de homicídio, em comparação com os 4.293 de 2014. Esta foi a primeira vez que a taxa de homicídios no ano ficou abaixo de 4 mil. Além disso, de acordo com a secretaria, todos os índices de criminalidade apresentaram quedas ao final de um ano, também pela primeira vez desde 2001.
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Melhores cassinos online: confira a nossa lista atualizada
- 17 cursos gratuitos do Cederj abre mais de 7 mil vagas
- Instituto PROA abre 7 mil vagas em curso gratuito em SP
No entanto, embora as taxas tenham diminuído, os números ainda são preocupantes. Por isso, selecionamos cinco ferramentas e aplicativos que podem ajudar a aumentar a sua segurança pelas ruas das cidades:
1) De forma colaborativa, página mapeia o crime no Brasil
2) Aplicativo ajuda a salvar mulheres em situações de perigo
3) App gratuito localiza smartphone roubado e tira foto do ladrão
4) Aplicativo ajuda vítimas de abuso no metrô a pedirem ajuda com mensagem automática e sirene