Intervenção artística reproduz catadores em postes para chamar a atenção para nosso lixo
Lambe-lambes querem dar visibilidade ao trabalho de reciclagem e refletir sobre o lixo que será produzido pela Copa
Quem andar por algumas ruas da Vila Madalena pode encontrar catadores de materiais recicláveis um pouco diferentes dos que costumam passar pelo local. São os lambe-lambes criados pelo artista Mundano em parceria com os alemães do Mentalgassi.
As intervenções são fotos de três catadores atendidos pelo Pimp My Carroça: Rafael Bahia, Lobão e Val tiveram suas imagens capturadas por vários ângulos, montadas e reproduzidas e, três locais do bairro: Rua Fidalga X Rua Aspicuelta, Rua Inácio Pereira da Rocha X Rua Fradique Coutinho e Rua Harmonia.
A escolha dos postes não foi aleatória. As imagens foram montadas em volta de lixeiras, de modo que elas ficassem parecidas com mochilas. O objetivo da ação é dar mais visibilidade ao trabalho dos catadores, além de chamar atenção para as próprias lixeiras e para a importância do descarte correto de materiais recicláveis.
- Como separar o lixo com segurança em tempos de coronavírus
- Paradinha de Anitta e Ambev mira no problema do lixo durante Carnaval
- Ação social arrecada celulares para doar a catadores do app Cataki
- Projeto cria carro elétrico para catadores de lixo; colabore com esta ideia
“As três intervenções estão na Vila Madalena, onde há uma grande concentração de bares”, explica Mundano. “Na Copa do Mundo esses bares estarão lotados de pessoas consumindo e descartando materiais que os catadores coletam todos os dias num trabalho invisível. Já imaginou o lixo da Copa?”