Onde dormir?
Bolonha não é uma cidade barata e encontrar um lugar econômico para dormir é uma missão difícil. Se a ideia é não gastar com hotéis, existem poucas alternativas.
Os famosos Bed and Breakfast (locais familiares onde se paga por uma cama e um café da manhã), aqui perderam a fama. A saída para curtas estadias são os Ostelli (Hostels) com preços mais acessíveis que os hotéis e um ambiente jovem, onde é possível encontrar pessoas de diversos países e acaba funcionando como uma espécie de intercâmbio.
Nos Hostels, normalmente os quartos e banheiros são coletivos e quanto maior o número de pessoas no quarto, menor a diária. Outra alternativa, muito utilizada na Europa nos últimos tempos, é o “CouchSurfing”, uma rede social onde você cria um perfil (atenção a todos os detalhes porque isso é fundamental para encontrar uma hospedagem) e procura alguém disposto a hospedá-lo por um período. Pode ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas numa cidade e fazer novas amizades.
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- Marriott oferece descontos imperdíveis na Black Friday
- Onde se hospedar em João Pessoa: bairros bons e baratos
Como Bolonha é uma cidade universitária, não é difícil encontrar pessoas dispostas a “alugar o seu sofá de graça” para alguém. Mas se a ideia é ficar por um longo período, a alternativa é alugar um quarto (as casas são muito caras, por isso as pessoas alugam os quartos e partilham cozinha, sala e banheiro). A situação na cidade é a seguinte: um quarto individual custa, no mínimo, 300 euros. O mais comum por conta do preço é dividir um quarto.
Com um pouco de empenho, pode-se encontrar um quarto duplo por 170 euros, mais despesas. Para encontrar o quarto ideal, a melhor coisa a se fazer é caminhar pelas ruas da zona universitária e procurar os anúncios. Se for um estudante, pode procurar ajuda no SAIS, um serviço da Universidade de Bolonha que auxilia a procura por alojamento. Outro serviço de ajuda para estudantes a procura de casa é a Bussola, da Fundação CEUR. A cooperativa Nuovo Mundo também oferece um serviço próprio de habitação para estudantes universitários que não tem residência em Bolognha ().
Ostelli Due Torre San Sisto
Região: Centro
Endereço: Via Viadagola, 5
Telefone: (0039) 051 501810
E-mail: [email protected]
Site: www.ostellodibologna.com
Horário: aberto 24 horas ( check –out às 10h; check-in a partir das 14h)
Preço: cama em quarto coletivo 18 euros (diária); quarto individual com banheiro coletivo 23 euros (diária). Promoção para estudantes: 7 noites por 90 euros.
Sites úteis para procura da alojamento:
- www.ama.bo.it
- www.postoletto.it
- www.roomhunter.it
- www.studiando.it
- www.bakeca.it
- www.postoletto.com
- www.cybercasa.com
- www.kijiji.it