Pacote de viagem, vale a pena?
Os pacotes de viagem comercializados por agências de turismo têm seus adeptos, porém cada vez menos as pessoas estão contratando, pois estão aprendendo a planejar a viagem por conta própria.
Um pacote de viagem tem como vantagens a conveniência de você não precisar criar um roteiro, não precisar fazer muitas pesquisas e ter à sua disposição um guia durante todo o tempo, que vai te acompanhar aos lugares, te levar com o transporte oficial da agência e te ajudar com qualquer problema que tenha durante sua estada.
Mas, particularmente, não acho que nenhuma dessas vantagens vale a pena quando observamos a lista de desvantagens.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
Com o pacote de viagem você segue um roteiro padrão, sem poder personalizar para seu gosto. Por exemplo, se o grupo vai conhecer uma adega mas você não bebe e nem gosta de vinho, não pode trocar por uma visita a uma cervejaria, por exemplo. Fazendo seu próprio roteiro, você escolhe os lugares que quer visitar, seja uma atração padrão e muito famosa ou algum lugar que só você e sua família gostam, que está fora das rotas turísticas e que é muito especial.
Além disso, viajando com o grupo você tem que seguir horários. Se você gostar muito de um determinado lugar, não pode dar uma esticadinha no tempo e ficar uma horinha a mais. Tem que sair rápido para visitar o próximo ponto turístico.
Mas eu nunca viajei, e se eu fizer algo errado, me perder ou tiver algum problema com o hotel?
Quem contrata os pacotes de viagem, geralmente o faz por segurança, por confiar na agência de viagem e saber a quem recorrer caso tenha qualquer problema. Porém, é possível sim você planejar sua viagem evitando qualquer dor de cabeça.
Antes de contratar qualquer serviço, leia tudo que a empresa oferece, o que está escrito em seu site, busque avaliações no Facebook oficial, leia os comentários, quais reclamações recorrentes e como eles resolvem os problemas – pois é inevitável que problemas aconteçam de vez em quando, então é importante saber como a empresa lida com seus clientes. Além disso, procure informações sobre a empresa a ser contratada em lugares como TripAdvisor, Reclame Aqui e blogs de viagem em geral.
O hotel você pode contratar pelo Booking.com, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de contratação de hospedagem pelo mundo. Lá você encontra hotéis e hostels de todos os tipos e valores. Ele ainda disponibiliza avaliações reais de hóspedes. Caso você tenha qualquer problema com a hospedagem, o próprio Booking.com te ajuda a resolver.
Há ainda o AirBnb, que disponibiliza quartos e apartamentos e casas inteiras para locação. Seu contato é sempre diretamente com o proprietário, mas o atendimento do site é excelente e qualquer problema que você tenha com o proprietário ou a propriedade, a equipe resolve super rápido.
Continue lendo o post no Blog Ludevie.