Por meio de financiamento coletivo, Instituto Brincante luta por nova sede

Objetivo é garantir a construção de um novo espaço para abrigar o teatro escola

28/04/2015 10:17 / Atualizado em 04/05/2020 17:14

Há mais de duas décadas, o Instituto Brincante atua como teatro escola na Vila Madalena. Apesar disso, tem até o fim do ano para desocupar o lugar onde encontra-se atualmente. O motivo? Mais um prédio erguido ao gosto da especulação imobiliária que, a cada dia, faz uma nova vítima na Selva de Pedra chamada São Paulo.

Diante disso, a campanha de financiamento coletivo #FicaBrincante pretende arrecadar fundos para a construção de uma nova sede ao lado da atual, em um terreno com duas casinhas de patrimônio do casal que fundou o Instituto, Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, e que atualmente servem de abrigo para o acervo e para o escritório do artista.

Campanha de financiamento coletivo busca solução para impasse do novo espaço cultural
Campanha de financiamento coletivo busca solução para impasse do novo espaço cultural

Com assinatura do arquiteto Thiago Bernardes, o  projeto contará com apoio jurídico do Instituto Alana para o aporte da documentação, demolição e parte da reforma. Apesar disso, a contribuição da comunidade é essencial para custear, pelo menos, a fundação da estrutura e o acabamento das novas instalações.

Ao contrário, o espaço cultural que funciona como um centro de formação, pesquisa e divulgação da cultura brasileira, pode deixar de existir.

Como participar?

A Campanha de financiamento coletivo começa no dia 27 de abril na plataforma Catarse e o canal oficial da campanha é o www.ficabrincante.com.br. O objetivo inicial é chegar a R$ 100 mil reais — para isso, os apoiadores poderão contribuir com valores a partir de R$ 20,00.

Benefícios

Além da possibilidade de manutenção de um espaço que vai servir a diversas gerações, quem contribuir terá recompensas como participação em oficinas no Instituto Brincante, ingressos para espetáculos da companhia e acesso à discografia de Antonio Nobrega: uma coletânea digital exclusiva está sendo criada para os apoiadores e também ficará à venda no itunes e na plataforma de música digital OneRPM