Samba da Vela e Fabiana Cozza inauguram novo centro cultural na zona sul
Teatro Leopoldo Fróes passa a receber programação cultural focada em música e teatro
Shows de música e espetáculos teatrais marcam a programação de abertura do espaço Teatro Leopoldo Fróes, localizado em Santo Amaro, zona sul, dentro da Biblioteca Prestes Maia. A inauguração, marcada para quinta-feira, dia 21, às 19h, conta com show do grupo Samba da Vela, acompanhado pela sambista Fabiana Cozza, e apresentação do DJ Kri com a cantora Izzy Gordon. A entrada é Catraca Livre, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
O novo espaço já está com a agenda cheia até o fim do ano. Nanny Soul, Flávia Bittencourt e Mateus Sartori são alguns dos nomes que sobem ao palco do teatro. E o projeto “2013 em cena” apresenta montagens que tiveram destaque no circuito paulistano ao longo do ano, como “Bem do Seu Tamanho”, do Núcleo Caboclinhas, e “A Princesa e o Dragão”, da Companhia Ópera na Mala.
Confira a programação completa, que tem entrada Catraca Livre:
- Teatro do Incêndio mergulha no mito para ritualizar a dor em nova montagem
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Teatro Bravos recebe show de lançamento do projeto autoral para as Infâncias
- Centro Cultural São Paulo recebe temporada de reestreia de“COMUM” do Grupo Pandora de Teatro
Música
Inauguração – Samba da Vela e Fabiana Cozza e Dj Dri e Izzy Gordon
Dia 21, 19h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 18h)
A tradicional Comunidade Samba da Vela, fundada pelos sambistas Magnu Sousa e Maurílio de Oliveira, ambos do Quinteto em Branco e Preto, além de Paquera e Chapinha, recebe a sambista paulistana Fabiana Cozza, ganhadora, em 2012, do Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora. Após o show, o DJ Kri, responsável pela primeira gravação dos Racionais MC’s, em 1988, convida a cantora Izzy Gordon para discotecar.
Nanny Soul – Cabelo Duro
Dia 22, 20h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 19h)
Exaltando a beleza do povo negro, a cantora interpreta obras de Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Jards Macalé e outros compositores.
Flávia Bittencourt – Todo Domingo
Dia 23, 20h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 19h)
A cantora dá novas versões às composições de Dominguinhos, entre elas “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba meu boi.
Mateus Sartori – Dois de Fevereiro: homenagem a Dorival Caymmi
Dia 24, 19h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 18h)
O cantor interpreta faixas do CD “Dois de Fevereiro”, lançado em 2007 e considerado pela imprensa um dos melhores do ano. No repertório, canções de Caymmi, entre elas “Rosa Morena”, “O Samba da Minha Terra” e “Você Já Foi à Bahia?”.
Teatro
2013 Em Cena
de 29/11 a 15/12 (retirar ingresso, até um par por pessoa, uma hora antes)
Azirilhante
De 29/11 a 1º/12, às 20h
Cia. Simples. Texto e dir.: Daniela Duarte. Concepção e interpretação: Flavia Melman. 70 min. +10 anos.
Ambientada numa cozinha, a peça mostra o depoimento fragmentado de três personagens: uma mãe bipolar, uma menina que não tem uma boa história para contar e uma atriz em crise.
Terça no Hiper
Dias 6 e 7/12, 20h e dia 8/12, às 19h
Cia. Ferris. Texto: Emmanuel Darley; Tradução e Atuação: Fábio Ferretti; Direção: Vany Alves; Cenografia e Figurino: Osvaldo Gonçalves; Trilha Sonora: Dr Morris. 60 min. 12 anos. 12 anos.
Paula acompanha o pai ao supermercado que frequentava na infância e lida com olhares suspeito dos frequentadores por conta de sua mudança de sexo.
Anatomia Woyzeck
Dias 13 e 14/12, 20h e dia 15/12, às 19h
Cia Razões Inversas (A partir dos fragmentos Woyzeck de Georg Büchner); Encenação: Marcio Aurélio; Assistente de direção: Lígia Pereira; Elenco: Paulo Marcello, Washington Luiz, Clóvis Gonçalves; Cenografia e Figurinos: Marcio Aurélio. 60 min. 14 anos.
Atores/pregoeiros apresentam os diversos fragmentos do texto criado a partir dos fragmentos Woyzeck de Georg Büchner, alternando-se nos personagens que compõe a história baseada no caso real do soldado Woyzeck, responsabilizado, condenado e executado pelo assassinato de sua mulher, ocorrido em Leipzig, na Alemanha, em 1821.
Infantojuvenil
Bem do Seu Tamanho
Dias 30/11 e 1º/12, às 16h
Núcleo Caboclinhas. Obra original: Ana Maria Machado. Adapt.: Evill Rebouças. Dir.: Edu Silva. Com Giuliana Cerchiari, Luciana Silveira, Aline Anfilo e Geni Cavalcante. 50 min. Livre.
Tentando descobrir seu tamanho, garota chega a uma cidadezinha típica do interior e conhece, nessa trajetória, pessoas que a ajudam e outras que a confundem.
A Rainha Procura…
Dias 7 e 8/12, às 16h
Cia. Do Quintal. Concepção e direção geral : César Gouvêa; Atores: Rhena de Faria, Davi Taiu, Claudio Thebas, Denis Goyos, Alvaro Lages; Direção de arte: Elisa Rossin; Figurino: Elisa Rossin. 60 min. Livre.
Na tentativa de recuperar seu reino, a Rainha abre testes para bispos, cavalos, torres e peões. Porém, seus planos acabam mudando de rumo com a aparição de dois palhaços que preferem ser bobos da corte a servir como defensores do território.
A Princesa e o Dragão
Dias 14 e 15/12, às 16h
Companhia Ópera na Mala.Texto: Sergio Serrano; Direção e interpretação: Cris Miguel; Músico: Sergio Serrano; Direção Musical: Cris Miguel; Cenografia e bonecos: Sergio Serrano; Figurinos: Cris Miguel e Carla Ribeiro; Iluminação: Roseli Marttinely. 50 min. Livre.
Espetáculo conta a história da Princesa Liubliana e de como ela enfrentou os dragões. Inspirado na História e cultura da Eslovênia, com música ao vivo, bonecos e muita brincadeira.