São Paulo oficializa táxi com preço combinado

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Agora é oficial: a prefeitura de São Paulo publicou na última terça-feira, no Diário Oficial da cidade, a medida que libera que liberta corridas de táxi com preço fixo e determinado previamente.

Com a assinatura do secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, o novo modelo de cobrança poderá ser definido pela quilometragem, independentemente do índice de congestionamento registrado no momento da corrida. Acordos predeterminados já aconteciam nos guichês de táxi comum, especial ou de luxo localizados no aeroporto de Congonhas ou nos terminais rodoviários do Tietê e Barra Funda.

Medida passa a valer em toda capital paulista

Para fazer as contas da distância entre os endereços inicial e final, o taxista poderá usar qualquer sistema de mapa eletrônico, como GPS ou outros aplicativos de internet. E para não haver conflitos entre as duas partes, prevalecerá sempre a menor distância apontada pelo aparelho ou o traçado determinado pelo passageiro.
Entretanto, o usuário de táxi poderá escolher entre os dois sistemas. Geralmente, a tarifa pré-fixada vale a pena quando há tráfego intenso.

Os valores da corrida

Pela tabela publicada ontem, uma corrida de 10 km, em táxi comum, na bandeira 1, custará R$ 40 no modelo de preço fixo. A novidade não deve demorar a se espalhar pela capital. O pagamento poderá ser feito antes ou depois da corrida, de acordo com o que ficar combinado antes da viagem.