SP ganha novos endereços para ver arte de rua
É bem possível que algumas das obras listadas nesta matéria já nem estejam no lugar onde foram produzidas. Seja pela ação de algum funcionário incauto da limpeza contratado por órgãos públicos ou pela ação implacável do tempo.
Mas desde que despontou no Brasil como forma de expressão transgressora, nos anos 70, a arte de rua de São Paulo nunca teve melhores notícias como as anunciadas, na semana passada.
Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo se reuniu com um grupo de grafiteiros que participarão da curadoria de um projeto de arte urbana com cerca de 70 muros que serão pintados ao longo da avenida 23 de maio, entre o Terminal Bandeira e a passarela localizada em frente ao antigo Detran, onde hoje funciona o MAC (Museu de Arte Contemporânea).
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- 3 destinos perfeitos para aquela viagem de férias em abril
- Quer ir para o Marrocos? Estes 5 passeios vão convencer você!
- 3 lugares que fogem do óbvio para você curtir o verão no Brasil
Os trabalhos, que devem ficar prontos entre o fim de janeiro e início de fevereiro, já estão sendo considerados “um dos maiores corredores de grafite da América Latina”, segundo informou a Secretaria Executiva de Comunicação.
Com 15 mil m² e 5,4 km de extensão com intervenções de grafite, os trabalhos devem começar a ser feitos a partir da primeira semana de dezembro, em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e mais de 200 artistas a serem definidos.
Mas enquanto a arte urbana não toma conta de vez da cidade (e de forma legalizada), o site Viagem em Pauta relembra os endereços em São Paulo que abrigam arte de rua, muitos deles assinados por nomes de fama internacional como Osgemeos, Nunca, Eduardo Kobra, Nina e Finok.
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta