Sua vida em uma mala para 30 dias
Faça o teste hoje. Imagine que você vai passar os próximos 30 dias fora de casa.
Coloque a quantidade necessária de roupas pra esse período na sua mala (lembrando que você pode lavar roupas íntimas a qualquer momento).
Na sua mochila ou bolsa você coloca seus documentos e objetos pessoais.
- 3 países baratos para viajar fora da América do Sul
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
Tudo o que sobrou no seu quarto, você deixa dentro do guarda-roupa trancado pra só abrir mês que vem.
Depois vocês nos conta o que descobriu com isso.
Quando decidimos cair na estrada para trabalhar um ano e meio longe do Brasil, foi isso que fizemos.
E quer saber?! O que ficou no Brasil era o que quase nunca usávamos. São pouquíssimas as coisas que conseguimos lembrar (hoje, cinco meses depois) que ficou pra trás.
Isso nos faz pensar por que o ser-humano tem mania de acumular tanta coisa que não tem utilidade prática no dia a dia.
A camiseta que você ama e tem desde a adolescência pode ficar lá como recordação. Sua primeira camisa de futebol também. Mas as outras coisas que você não usa há mais de seis meses não tem mais utilidade. Pode fazer a rapa no armário.
Atentem-se que estamos falando do que você precisa pra viver. E não o que você gosta de ter a mais.
No mundo de hoje, onde as pessoas estão sempre trocando de celular, de carro, de computador, de relógio, de óculos (e até de personalidade), o consumo virou um hábito tão cotidiano que às vezes não paramos pra pensar na relação entre necessidade e vontade.
Na Alemanha, por onde acabamos de passar, é forte um movimento bem interessante, e que está por toda a parte do mundo, chamado economia colaborativa. Basicamente, é a troca do estilo de vida de acumular pelo estilo de vida de dividir e compartilhar. Vários sites e redes sociais tem nascido para organizar esse troca-troca que parece não ter fim.
E se sua família cresceu e as quatro bocas do seu fogão não é mais suficiente, você vai lá em algum destes sites e troca seu fogãozinho pelo de 6 bocas de uma mãe que acabou de dar tchau para os filhos que casaram, e o fogão dela ficou grande demais. E isso funciona com tudo. É incrível!
Então, o exercício de uma vida que cabe na sua mala de 30 dias começa na organização do armário. O teste funciona e é contagiante!
No clipe que gravamos esta semana, criamos uma história que fala de deixar costumes e coisas supérfluas pra trás. É uma leitura poética sobre toda essa questão. Esperamos que você goste. E acompanhe mais da nossa história e de nossas malas pelo Facebook e Instagram.