Turismo por Patrimônios da Humanidade; confira dicas
Apaixonados e aficionados por cultura e turismo histórico, essa dica é para vocês!
A Unesco (Organização das Nações Unidas voltada para Educação, Ciência e Cultura) anunciou recentemente 24 locais adicionados à lista de Patrimônios da Humanidade. Entre eles, as catedrais arabescas de Monreale e Cefalù, na Sicília, o aqueduto de Padre Tembleque, no México, e as ruínas de Éfeso, na Turquia.
A lista já integra monumentos como o Centro Histórico de Olinda, no Brasil, Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Ilha Robbe, na África do Sul. Também foram tombados bens imateriais como o Terroir Vinícola, na Borgonha. Atualmente, a lista conta com 1.031 locais.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Alagoas: 4 motivos que vão te fazer querer conhecer Japaratinga
Para quem gosta de viagens históricas, que tal começar por algum desses destinos, no Brasil ou fora?
1 – Paisagem cultural do Rio de Janeiro (Brasil)
Conhecida no mundo inteiro como uma das mais belas obras da natureza, a Paisagem Cultural do Rio de Janeiro foi eleita em 2012 Patrimônio da Humanidade da Unesco. Na paisagem tombada estão inclusos os morros do Parque Nacional da Tijuca, que abriga a primeira floresta replantada do mundo, a Floresta da Tijuca.
O Jardim Botânico, fundado em 1808, e as montanhas do corcovado, com o Cristo Redentor, também fazem parte. Considerado por turistas e residentes a grande estrela, o Cristo é uma das sete maravilhas do mundo, com os braços abertos desde 1931, a nos abençoar.
2 – Ilha Robben (África do Sul)
Durante os anos de Apartheid, a pequena Ilha Robben serviu como cárcere para presos políticos como Nelson Mandela e outros líderes da ANC (Congresso Nacional Africano). Em 1999 entrou para a lista da Unesco de patrimônios culturais da humanidade. A ilha foi transformada em prisão no século XVII. As instalações do presídio, desativado em 1996, fazem hoje parte do Robben Island Museum.
3 – Centro Histórico de Olinda (Brasil)
Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem a sua história ligada à produção de açúcar. Em 1982 o centro foi reconhecido como patrimônio mundial. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosas capelas contribui para o charme particular de Olinda.
4 – Estátua da Liberdade (EUA)
A Estátua da Liberdade fica localizada na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque. O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos, e foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi. Em 1984 foi considerada Patrimônio Mundial, sendo um dos locais mais visitados por turistas do mundo todo.
5 – Centro Histórico de Salvador (Brasil)
Primeira capital do Brasil, reduto de arte, cultura, dança e gastronomia, o Centro Histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Mundial em 1985. A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o XIX. O astral do baiano, as cores e a comida temperada são outras atrações que cativam turistas do Brasil e do mundo todo.
Veja outros locais no Brasil e fora direto no Blog Ludevie!