Vaticano vai além do turismo religioso
Confira algumas atrações turísticas do Vaticano e conheça o destino a partir de sua veia cultural e artística
Ir ao Vaticano é uma viagem que vai além da religiosidade. O estado independente dentro de Roma atrai cerca de 40 milhões de turistas todos os anos.

Um dos principais monumentos do Vaticano, a Basílica de São Pedro abriga o Baldaquino de Bernini. A obra fica entre a nave da basílica e sob a cúpula de Michelangelo. O impressionante dossel de bronze cobre o altar papal e marca o túmulo onde está sepultado Pedro, o primeiro papa da história.
Durante o dia, tanto à tarde quanto de manhã, o efeito da luz que atravessa as colunas salomônicas proporciona um espetáculo à parte, aumentando a atmosfera religiosa e tranquilizadora do lugar.
Outra atração da basílica é a comovente estátua Pietà, monumento que mostra Maria segurando Cristo morto em seu colo. Esculpido por Michelangelo, a estátua sofreu um atentado e, depois disso, passou a ser protegida por uma parede de vidro.
Capela Sistina
Parte da residência oficial do papa, a Capela Sistina pode ser considerada uma verdadeira obra de arte por si só. O seu grande destaque fica por conta do afresco que cobre a grande parede ao fundo da capela.
Conhecida como O Juízo Final e de autoria de Michelangelo, a obra retrata Jesus com um aspecto poderoso e bastante singular, sem barba.
Museu e Biblioteca do Vaticano
Com origem datada do século 16, o Museu do Vaticano teve seu acervo montado pouco a pouco, a partir do momento em que o Papa Júlio 2º começou a colecionar esculturas. Suas diversas galerias, hoje, expõem peças da arte etrusca e egípcia, com uma seção dedicada ainda a tapeçarias dos séculos 15 ao 16.
O conjunto de quatro salas decoradas por Rafael abriga obras clássicas, como a pintura Escola de Atenas. Outra parada obrigatória dentro do museu é a Galeria dos Mapas, com tetos e paredes decorados com afrescos de mapas e momentos que marcaram a história da igreja.
Se não bastasse o inestimável acervo composto por 150 mil volumes, dentre eles os mais preciosos livros, documentos, cartas e registros escritos do Ocidente, a Biblioteca do Vaticano impressiona por sua rica decoração, que pode ser considerada um conjunto de grandes obras de arte. Embora o acervo seja restrito a pesquisadores e acadêmicos, o passeio pela Sala Sistina vale a pena, principalmente para conferir a arquitetura do prédio.
Praça de São Pedro
Palco das principais intervenções religiosas, a Praça de São Pedro é uma das mais bonitas do mundo. A grande Colunata de Bernini, que serve de moldura para a praça, é formada por duas séries de colunas dóricas, que mais lembram um gigantesco corredor.

Ao todo, são 284 colunas, acompanhadas por 140 estátuas instaladas no topo dos longos corredores. No centro da praça, um imenso obelisco egípcio rouba a cena, intensificando a grandiosidade do lugar. No site do Vaticano é possível consultar detalhes sobre horários e programação.
Por Skyscanner

