Virada da Maturidade cria jogo de cinema para integrar jovens e idosos; inscreva-se
A produção de filmes sobre o universo da terceira idade acaba de ganhar um aliado: o Jogo de Cinema 60+, iniciativa do Lab 60+, em parceria com a Virada da Maturidade.
A participação é aberta para idosos e universitários, que podem se inscrever neste link até a próxima segunda, dia 21. Para se cadastrar, é preciso formar uma equipe com no mínimo três integrantes e não é necessário ter conhecimentos sobre produção de audiovisuais.
O jogo terá três etapas: a primeira, focada na definição do nome do grupo; a segunda, na produção do filme; e a terceira, com a postagem e divulgação do curta na internet. Haverá também desafios relâmpagos.
- Oficina de cinema para crianças e jovens abre inscrições em Santo André
- IV Festival Cine Inclusão acontece com foco no envelhecimento e dá protagonismo a pessoas idosas
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- 52 novas séries e filmes estreiam na Netflix em março
Há duas categorias, a de idosos e a de universitários, e as equipes que somarem mais pontos em todas as fases levarão o prêmio: terão seus curtas divulgados na Cinemateca Brasileira.
Os filmes devem ter como tema central a ressignificação da terceira idade _ respondendo questões como qual seu olhar sobre esse grupo, o que é estar nessa faixa e como representar quem tem mais de 60 anos de forma autêntica e atual.
Podem ser criados curtas de ficção, documentários ou animações, e as filmagens deverão acontecer durante a Virada da Maturidade, que acontece entre os dias 1º e 4 de outubro em diferentes pontos da cidade de São Paulo.
Cada equipe terá que passar por tarefas e desafios, como criação do roteiro, produção, fotografia e edição. Não sabe nada de cinema? Não tem problema: haverá profissionais com experiência na área para dar suporte aos participantes em cada etapa.
“O evento tem como diretriz o protagonismo do idoso e pretende ser inspirador. Nada melhor do que o olhar de participantes para captar a profundidade e a sensibilidade de nossa proposta”, afirma Fernanda Gouveia, uma das idealizadoras da Virada da Maturidade.