Waze do crime faz denúncia instantânea
Você está na rua e vê uma pessoa sendo assaltada ou um arrastão. Quer avisar outras pessoas que o local está perigoso, como no aplicativo Waze, em que os usuários reportam problemas no trânsito. Há três meses, isso é possível no Brasil. O aplicativo CityCop, desenvolvido no Uruguai e presente na Argentina e no Chile, permite que usuários denunciem on-line roubos, vandalismo, venda de droga, homicídio ou até que há uma pessoa suspeita nas redondezas.
Para isso, a pessoa acessa o aplicativo e escolhe, entre as opções de ocorrência disponíveis, aquela que testemunhou ou sofreu.
- 5 cursos gratuitos de marketing digital que valem o seu tempo
- Câncer de mama: o que é o teste genético e quem pode fazê-lo gratuitamente?
- Infância instável pode aumentar risco de depressão na fase adulta
- Milhas em cada compra do seu dia a dia: até o pet entra no jogo! Saiba como
A localização é feita pelo GPS do celular. Mas, como é um aplicativo não oficial, a denúncia postada ali serve apenas para orientar usuários e não vale como registro legal do crime.
“Em Montevidéu, no Uruguai, ele (CityCop) começou como um aplicativo em que as pessoas de um bairro ou comunidade avisavam as ocorrências testemunhadas. Os usuários começaram a conversar e, assim, ele expandiu rapidamente”, explica Carlos Santana, presidente do CityCop no Brasil.
Nesses três meses, o aplicativo conta 37 mil usuários, sendo 17 mil em São Paulo e 7 mil no Rio de Janeiro. As duas cidades no Brasil que mais aderiram até o momento. Gratuita, a tecnologia está disponível para sistemas operacionais do iPhone e de aparelhos que utilizam o Android.
Com a ferramenta em operação, já foi possível fazer um ranking de bairros com mais denúncias e das ocorrências mais comentadas, mas é importante lembrar que ele se baseia nas postagens dos usuários.
Via MetroJornal