Airbags e cintos de segurança de carros viram mochilas
A empresa alemã Airpaq desenvolveu mochilas feitas com airbags e cintos de segurança que já não têm mais utilidade ou que foram recuperados de carros em desuso.
O airbag é usado para formar o corpo da mochilas, e os cintos são aproveitados como alças. A fivela também é usada como fecho.
As Airpaqs vêm em quatro cores: azul, preto, amarelo e vermelho. Apenas a boca da mochilas foi mantida no branco original dos airbags.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Cada Airpaq demanda normalmente dois airbags, quatro cintos de segurança e uma fivela. Como os itens usados vêm de carros de modelo, marca e anos diferentes, cada uma sempre tem algum detalhe diferente, o que a torna única, afirmam os fabricantes.
Dois amigos que se conheceram em um curso sobre empreendedorismo, em Roterdã, na Alemanha, são os criadores da mochila, que fez parte de um projeto de estudo, no qual visitaram um ferro-velho com o objetivo de criar algo a partir de resíduos.
Quando viram um airbarg estourado e alguns cintos de segurança, tiveram a ideia de fazer mochilas. E passaram a trabalhar na ideia, mesmo após terminarem o curso
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
As mochilas são um exemplo do que se chama de upcycling. Nele, produtos considerados sem utilidade são trabalhados de maneira a ganhar um novo valor, um novo uso e até com melhor qualidade. Ou seja, evita-se o desperdício de materiais já existentes. Já na reciclagem você converte um material em outra coisa, como matéria-prima, que, então, entra para o ciclo de vida de um produto totalmente novo.
A mochila tem diversos detalhes que a tornam interessante. A logomarca lembra o desenho do câmbio manual dos carros. Sua capacidade é de 21 litros e pesa cerca de 1,2 kg, com 44 cm de altura e 28 cm de largura.
No interior, há compartimentos para guardar um laptop moderno de 15 polegadas e para itens pequenos. Do lado de fora, também há um bolsinho com zíper para guardar chaves ou celular.
A mochila custa € 115 (cerca de R$ 470) e pode ser encomendada no site da empresa.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.