Aprenda a fazer tintas naturais com apostila on-line
Resgatar parte da nossa história e valorizar o que a natureza tem para nos oferecer foram a inspiração para o artista capixaba Jhon Bermond criar uma apostila sobre pigmentos ecologicamente corretos. Disponível gratuitamente pela internet, ela ensina o leitor a criar tintas naturais.
Intitulada “Pigmentos Naturais”, a apostila tem início com uma breve história da arte da pintura e, logo em seguida, aponta como criar tintas naturais. Mostra, por exemplo, que o pigmento amarelo pode ser obtido do girassol, enquanto que a cebola pode oferecer o marrom. Entre as cores mais curiosas está o azul, que pode ser tirado do feijão preto, e o amarelo, do abacate.
Os diluentes (usados para tornar o fluído menos concentrado) podem ser água e álcool, enquanto os aglutinantes (cola necessária para dar liga às substâncias) mais comuns são clara de ovo e baba de babosa. Por fim, limão, vinagre, bicarbonato e jenipapo são os fixadores (que mantêm as cores) mais utilizados.
- Ciência revela o motivo que faz urina ficar amarela
- Cerveja Corona faz intervenções artísticas com tinta reagente à luz solar nos muros da capital paulista
- Bibliotecas on-line incentivam a leitura diária das crianças
- O que fazer para evitar queda de cabelo?
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Estudo desenvolvido por pesquisadores norte-americanos, publicado na revista “Science” em fevereiro deste ano, aponta que a influência negativa de gases gerados por sprays, tintas, produtos de limpeza e perfumes à qualidade do ar nas cidades pode ser ainda maior do que pensamos.
Amostras atmosféricas analisadas em Los Angeles, nos EUA, apontam que produtos aparentemente inofensivos, como pigmentos e essências, podem ser tão prejudicais ao meio ambiente quanto carros, motos e caminhões. Não à toa, encontrar soluções naturais a esses elementos tornou-se tão importante.
Leia também: Alga substitui petróleo na produção de tinta ecológica