Arte com materiais reciclados revisita antigas pinturas
A holandesa Suzanne Jongmans recria Rembrandt, Holbein e Jan van Eyck ao compor figurinos com o uso de plásticos, embalagens e cobertores descartados
O que velhos mestres da pintura teriam a nos ensinar sobre sustentabilidade? Muita coisa, especialmente pelas mãos da artista holandesa Suzanne Jongmans.
Ela remonta em fotografias figurinos retratados em quadros de nomes como Rembrandt, Holbein e Jan van Eyck. E com uma particularidade ambientalmente amigável: Suzanne faz arte com materiais reciclados na composição de seus personagens.
Plástico reutilizado. Velhos cobertores. Embalagens descartadas. Matéria-prima encontrada na natureza. Suzanne se diz uma colecionadora que gosta de dar novos usos a velhos materiais.
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 14 destinos no Brasil ganham prêmio internacional de turismo sustentável
- Naoshima, Teshima e Inujima, as ‘ilhas de arte’ do Japão
A artista conta que o que a atrai nas velhas pinturas é a possibilidade que dão ao observador de viajar no tempo. Por sinal, a reinvenção que proporciona aos componentes que utiliza em seu trabalho também tem a ver com a longevidade.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Assim, em paralelo à primorosa caracterização de suas figuras, Suzanne Jongmans dá o exemplo, por meio de sua arte com materiais reciclados, de como a criatividade ajuda a dar nova utilidade às coisas descartadas.
Leia também: Moradia estudantil sustentável do Brasil é premiada no exterior