Ativista adota estilo de vida verde com casa ecológica e bike
O ativista americano Rob Greenfield usa água da chuva, cultiva ou busca na natureza os alimentos que consome e pratica a compostagem em seu banheiro
O que chamamos de lar, doce lar também deve ser confortável para o ambiente. O ativista americano Rob Greenfild sabe bem disso. Afinal, sua casa é um reduto da sustentabilidade. Além disso, ele adotou um verdadeiro estilo de vida verde em seu cotidiano.
Então, façamos um tour pelos atributos da moradia. Em primeiro lugar, é preciso que se diga que ela foi construída pelo próprio Greenfield.
Para tanto, ele usou sobretudo materiais reciclados, como madeira de paletes, restos de estopa e janelas e portas recuperadas. Na casa de 100 m², que fica em Orlando, na Flórida, o ativista gastou US$ 1.500.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Na cozinha, os alimentos são preparados com o uso de biogás (metano). Além disso, o fogão é solar – a radiação cria uma espécie de efeito estufa, o qual é usado para o cozimento.
A iluminação do ambiente, por sua vez, fica por conta de LEDs alimentados por uma bateria recarregável e um painel portátil de energia solar.
Vamos, agora, ao banheiro. Ou melhor, aos banheiros. Um é para o xixi. O outro, para o número 2. A urina, no caso, é diluída para a rega de árvores frutíferas. O lixo sólido é misturado com serragem e compostado para produzir fertilizante.
Aliás, atenção até para o papel higiênico adotado por Greenfield. Não é papel, na verdade. São folhas macias e perfumadas de uma planta, a da flor chamada Blue Spur, a qual Rob plantou no local.
A água utilizada na casa é de chuva. Ela é recolhida do telhado e em vários tanques de armazenamento. É usada para o banho e também filtrada para beber.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Em seu estilo de vida verde, Greenfield, além de cultivar alimentos – inclusive cria abelhas para a produção de mel –, busca na natureza a própria comida. O termo usado para essa atividade é forragear, como fazem os animais.
A maioria de suas prateleiras na casa armazena ingredientes como sementes e conservas.
E o ativista também é sustentável na hora de se deslocar. Ele anda de bike.
A cabana de Greenfield em Orlando fica no quintal de uma propriedade maior. Ele fez um acordo com o dono dela: ajudou-o a construí-la em troca de uma estadia de dois anos no terreno.
Assim, logo Rob deverá partir para uma nova morada. Mas sempre levando na bagagem seu estilo de vida verde.
Leia também: Brasileira leva prêmio por ações contra atropelamento de animais