Austrália lança 1º trem do mundo movido a energia solar
Já imaginou andar em uma locomotiva dos anos 70 que dispensa combustível? Em New South Wales, na Austrália, isso já é possível na rota de três quilômetros entre as estações de North Beach e Byron Beach. A Byron Bay Railroad Company restaurou um modelo e o transformou no primeiro trem do mundo movido a energia solar.
Destinada ao turismo, o trem tem capacidade para transportar cem pessoas sentadas e espaço adicional para passageiros em pé, bagagens, motos e pranchas.
Segundo a companhia, o projeto inicial era de um trem vintage movido a diesel, mas, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a energia solar tornou-se “tecnicamente viável”.
- Pousadas de Monte Verde fazem promoção para o feriado
- Uma volta pela cultura árabe através dos estádios da Copa do Mundo no Catar
- Kobra lança novo mural em São Paulo; saiba onde fica
- Brasileiro faz sucesso com maior empresa de casas sobre rodas da Austrália
Estimada em US$ 4 milhões, a reforma foi financiada pelo empresário multimilionário Brian Flannery, dono do resort Elements, de Byron Bay, cidade localizada no Estado de Nova Gales do Sul.
O sistema funciona da seguinte forma: painéis solares projetados no telhado do trem, combinados com a matriz solar, geram a energia que movimenta o trem e carrega o sistema de baterias, suficientes para autonomia de até 15 viagens.
A carga armazenada pelo equipamento foi projetada para operar todos sistemas da carruagem, incluindo potência de tração, iluminação, circuitos de controle e compressores de ar.
Para equilibrar o consumo, a locomotiva opera com uma quantidade mínima de energia durante toda a viagem, uma vez que a pista é nivelada e tem apenas uma pequena curva.
Apesar de o trem ser movido a energia solar, ele permanece com um dos dois motores a diesel tradicional de fábrica: o NT855 da Cummins, reconhecido dentro da indústria como um motor de queima limpa. Sua presença serve apenas para dar peso e equilíbrio e ser uma opção de emergência no caso de pane elétrica.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.