Bike de bambu une arte e sustentabilidade
Elas viraram símbolo de mobilidade e sustentabilidade nas cidades. Melhor ainda se forem feitas de matéria-prima natural. A empresa mexicana Bamboomotion desenvolveu modelos de bike de bambu leves e resistentes.
Além dessas atribuições práticas, as bicicletas podem vir decoradas com artesanato mexicano, para dar um charme a mais na hora de pedalar pelas ruas.
Segundo a Bamboomotion, o bambu é uma matéria-prima local e, portanto, não teria emissão significativa de gases de efeitos estufa no transporte até a fábrica.
- Curitiba é um dos melhores destinos do mundo para visitar em 2025
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Diadema recebe cinema itinerante sustentável e inclusivo
- Conheça 70 sites que oferecem cursos gratuitos com certificado
Todo o processo de fabricação também tem zero emissões, afirmam, e envolve mão de obra, materiais e indústrias locais, seguindo princípios de comércio justo. Ela também tem um preço acessível, diz a empresa, mas no site não há preços.
Como são fabricadas manualmente, as bicicletas também podem ser customizadas, para atender à necessidade de cada usuário.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Dentre os modelos disponíveis, há linhas inspiradas naquelas que eram usadas antigamente por carteiros em Nova York, outras para quem quer mais velocidade, e uma para o traslado do dia a dia.
As bicicletas de bambu da empresa começaram a ser desenvolvidas na Cidade do México em 2015. Como teste, os criadores participaram de uma etapa de uma corrida organizada pela Tour de France, em setembro de 2016, e em seguida deram início à produção.
Mais recentemente, lançaram modelos para crianças. No futuro, querem produzir outros tipos de equipamentos relacionado à mobilidade, incluindo cadeiras de rodas.
Atualmente, a Bamboomotion está com uma campanha de crowdfunding para dar escala à produção, mas também para iniciar outros projetos. Entre eles, workshops colaborativos, onde os participantes poderão aprender a fazer sua própria bicicleta; oficinas pedagógicas em escolas, para ensinar sobre o uso de material sustentável; e participação em debates internacionais e públicos para promover melhorias na mobilidade urbana.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.