China planeja ciclovia elevada para reduzir trânsito e poluição
Congestionamentos e poluição são condições características em grandes cidades. A locomoção diária de milhares de pessoas cria um desafio de mobilidade, que deve ser levado em consideração na hora de realizar o planejamento urbano. Para driblar essas questões, um plano de uma ciclovia elevada começou a ser estudado em Xangai, na China.
O projeto, desenvolvido pelo BMW Group em parceria com a Tongji University in Shanghai, propõe um aproveitamento do espaço urbano para a locomoção em duas rodas. Destinada para percursos de até até 15 quilômetros, terão a velocidade limitada a 25 km/h.A marca alemã garante que essa é uma proposta de baixo custo, por se integrar às vias suspensas já existentes no local. Para facilitar o deslocamento, o plano prevê a integração com o sistema de rampas ligados à malha rodoviária e a estações de metrô, dando acesso aos centros comerciais.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
A ciclovia possuirá cobertura e ventilação para dias mais quentes, tornando-a à prova de chuva e do calor excessivo. O sistema de climatização será mantido com a reutilização de água da chuva, além de contar com uma iluminação especial durante a noite.
Outro ponto importante da proposta é a premissa da segurança ao pedalar. Dados do levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado em 2014, mostram que naquele ano 1.357 pessoas morreram em acidentes de trânsito enquanto andavam de bicicleta. Nesse caso, por se se tratar de uma via destinada apenas a veículos de duas rodas, como as como as BMW Motorrad Concept Link e BMW Motorrad X2 City, o risco de colisões com automóveis é descartado.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.