Combustível de plástico reciclado é saída para despoluir oceanos
Pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, EUA, aplicaram uma tecnologia que converte 90% dos resíduos de polipropileno em gasolina ou diesel
Que tal se o lixo plástico, em vez de entupir os oceanos, pudesse ser transformado em energia para a locomoção de veículos? Pois é essa a possibilidade descoberta por pesquisadores da Universidade de Purdue, de Indiana, EUA. Eles criaram um combustível de plástico reciclado.
A tecnologia desenvolvida por esses estudiosos permite converter cerca de 90% dos resíduos de polipropileno, tipo de plástico usado em embalagens e brinquedos, em gasolina e diesel de alta qualidade. A transformação leva apenas algumas horas.
Produção de petróleo copiada
Isso porque o processo é realizado por liquefação hidrotérmica, o qual, a temperaturas altíssimas e com muita pressão, imita as condições geológicas da Terra ao produzir petróleo.
Dessa forma, a conversão do plástico resulta em nafta, óleo inflamável que é matéria-prima para a indústria petroquímica.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
O combustível de plástico reciclado, segundo os pesquisadores, poderia atender 4% da demanda por gasolina ou diesel no mundo. Afinal, segundo a ONU, 8 milhões de toneladas de lixo plástico são despejadas anualmente nos oceanos.
Os pesquisadores da Universidade de Purdue buscam agora investidores e parceiros para produzir o combustível de plástico reciclado em escala comercial.
Leia também: Regulador de ar-condicionado economiza até 70% na conta de luz
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.