Regulador de ar-condicionado economiza até 70% na conta de luz

Anfitrião do Airbnb inventa equipamento que funciona sem fio depois de se surpreender com alto valor gasto em eletricidade por um de seus hóspedes

Por: Redação Comunicar erro

Sinta o calor do verão. Mas talvez você não o queira quando estiver descansando em seu quarto de hotel durante uma viagem, por exemplo. Porém, será que vai se lembrar de desligar o aparelho quando sair? Caso se esqueça, coitado do dono do estabelecimento quando receber a conta de luz. Para evitar esse dissabor, um anfitrião do Airbnb inventou um regulador de ar-condicionado que desativa o equipamento quando ninguém precisa dele.

Afinal, frescura pouca é bobagem. Mas tem o seu preço. Quando Riad H., que também é desenvolvedor da web, recebeu, em janeiro de 2015, uma conta de energia elétrica de US$ 1.200 para um de seus apartamentos, percebeu que não dava mais para confiar apenas na boa vontade dos hóspedes na hora de desligar o ar-condicionado.

Porém, não queria também que seus clientes perdessem o conforto de um quarto geladinho. Assim, decidiu criar um dispositivo regulador de ar-condicionado que funciona sem fio e a bateria. E não precisa estar conectado ao aparelho de ar nem à rede elétrica.

O regulador de ar-condicionado é "wireless" e não precisa estar conectado ao aparelho
Crédito: Reprodução/XiaO regulador de ar-condicionado é “wireless” e não precisa estar conectado ao aparelho

Surgiu, então, o Xia. O aparato é composto de duas partes. A primeira é um sensor de portas que detecta quando os hóspedes saem do apartamento. A outra é um dispositivo instalado no teto para assegurar que nenhum hóspede está ali dentro.

Se, depois de 15 minutos, o detector do teto ainda indicar que ninguém se encontra no apartamento, então o ar-condicionado será desligado.

O regulador de ar-condicionado funciona a bateria
Crédito: Reprodução/XiaO regulador de ar-condicionado funciona a bateria

Riad conta que batizou o regulador com o nome de sua filha de cinco anos, Xia – que, em grego, significa “mostrar hospitalidade aos estrangeiros”. E, em bom português ou qualquer outro idioma, passa a indicar também economia de energia elétrica, de até 70%, segundo seu inventor.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

O regulador de ar-condicionado, que custa a partir de US$ 149, está na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo para arrecadar recursos com o objetivo de se tornar um dispositivo de segurança doméstica completo. Riad pretende associar ao Xia funções como as de detector de fumaça, alarme contra invasão e câmera de segurança.

Leia também: Fossa ecológica economiza água e energia ao tratar esgoto

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: