Copo de café feito de batata se decompõe em 3 meses
Descartáveis usados para bebidas quentes, bem como as tampas que os acompanham, não são adequados para a reciclagem. Por isso a empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata e amido de milho.
Eles são tão resistentes ao calor e ao uso quanto os copos comuns, afirma o fabricante. Além de serem recicláveis, também podem ser descartados como lixo orgânico. Em condições adequadas de compostagem, degradam-se em três meses, virando água e dióxido de carbono.
Segundo a empresa, 2,5 bilhões de copos descartáveis são usados, anualmente, no Reino Unido, contribuindo para o grande volume de resíduos que vão parar nos aterros. Eles são feitos de isopor ou recebem uma camada de plástico que não permite o reaproveitamento. As tampas desses copinhos, por exemplo, são feitas de poliestireno e difíceis de reciclar.
- Copo ionizador reproduz ar puro da floresta e desativa bactérias e mofo
- Garrafa biodegradável se decompõe em até dois meses
- Starbucks terá cadeiras feitas de tampas e copos usados
- App incentiva reciclagem de roupas ao garantir descontos em lojas
Durante cinco anos, a empresa realizou pesquisas até desenvolver uma linha de biopolímeros baseados em fontes renováveis e naturais, como amido de plantas e celulose. Com isso, a empresa quer produzir bioplásticos que mudem a realidade atual, onde os polímeros à base de petróleo ainda predominam.
Uma pesquisa de opinião encomendada pela Biome Plastics mostrou que dois terços das pessoas gostariam que copos e tampas dos cafés que compram “para viagem” fossem feitos de forma sustentável, e 53% comprariam de lojas que usassem copos biodegradáveis.
Um terço dos entrevistados disse que evita comprar produtos “para viagem” por causa do custo para o meio ambiente, e mais de 60% acreditavam que plásticos feitos à base de plantas eram melhores que os oriundas do petróleo.
Com suas pesquisas e produtos, a empresa acredita que está trazendo soluções para donos de cafés cientes da crescente preocupação que seus consumidores têm com temas ambientais.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.