Em Londres, ônibus são movidos a borra de café
Esta é mais uma boa nova para os amantes do café. A frota de ônibus de Londres dispõe agora, em seu cardápio de combustíveis, de um feito à base de uma mistura de óleo extraído de borra de café e diesel mineral.
O novo combustível, chamado de B20, é resultado de uma parceria entre a start-up bio-bean com as empresas Shell e Argent Energy. O B20 também não exige modificações no motor ou no modo de funcionamento dos ônibus londrinos.
Foram produzidos inicialmente 6.000 litros desse biocombustível, que é o suficiente para abastecer um ônibus por um ano.
- Startup alemã produz xícaras feitas com borra de café
- Saiba quais ônibus pararam em São Paulo por falta de combustível
- Ônibus movidos a óleo extraído do café já circulam por Londres
- Projeto na Inglaterra cria combustível para aviões a partir do lixo
O resultado, segundo a bio-bean, é a redução de emissões de gases de efeito estufa dos ônibus.
Sem falar que é menos resíduo de café indo para os aterros, onde ele acabaria gerando gás metano, um potente causador de efeito estufa e nocivo à saúde.
A bio-bean coleta a borra do café em vários cafés e restaurantes. Tudo é transportado para uma instalação onde ela é armazenada e colocada para secar e ser reciclada.
Segundo a bio-bean, o Reino Unido produz 550 milhões de toneladas de borras de café por ano. Só em Londres, são 200 mil toneladas a cada ano.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Além do B20, a empresa também criou um produto chamado Coffee Logs, que são um tipo de briquete feito de resíduos de café e não de restos de madeira, para ser usado no lugar de lenha.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.