Embalagem feita com argila conserva alimento por mais tempo
Jogar alimentos como frutas e verduras na lata do lixo é uma rotina comum nas casas de muitas famílias. Para dar um fim a tanto desperdício, um grupo de pesquisadores da Universidade Sabanci, em Istambul, desenvolveu uma embalagem feita com argila que pode manter os alimentos frescos por mais tempo.
Semelhante a um plástico-filme, ela se mostrou eficiente em conservar alimentos por mais tempo. Em testes, tomates envoltos nela permaneceram frescos por 10 dias.
Segundo os criadores, os cientistas têm desenvolvido várias maneiras alternativas de preservar alimentos nas últimas duas décadas. Mas fatores relacionados aos materiais, como a contaminação bacteriana e a permeabilidade ao oxigênio e ao vapor de água, dificultam que se encontre uma solução definitiva.
- Molho de tomate: aprenda a escolher as versões mais saudáveis
- Incêndios e explosões: entenda por que estes alimentos e materiais não podem ir ao micro-ondas
- Os tipos de alimentos que aumentam o colesterol ruim
- Alimentos ultraprocessados podem causar 32 doenças; como identificar?
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Outro desafio é evitar que o etileno, o produto químico que provoca o amadurecimento, se acumule em torno dos alimentos. Para isso, a equipe incorporou “nanotubos” ou pequenos cilindros ocos de argila, que impedem que o oxigênio entre no filme, enquanto o vapor de água e outros gases escapam. Os tubos absorvem o etileno e evitam que a substância se acumule nos alimentos.
Os nanotubos são preenchidos com um óleo essencial antibacteriano natural, encontrado no tomilho e no orégano. Esse óleo reveste a superfície interna do filme e evita a contaminação por micróbios.
O produto ainda passará por uma nova fase de testes antes de ser comercializado.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.