Americanos dão aula de implantação de modelos de escola verde
Instituições de ensino adotam painéis de energia solar e ônibus elétricos para o transporte dos alunos
O conhecimento está na voz dos professores em sala de aula. Mas, dependendo da tecnologia utilizada na construção dos espaços que recebem os alunos e dos veículos que os levam para o colégio, a própria estrutura física escolar constitui um grande ensinamento para uma vida ambientalmente mais amigável. Bom exemplo disso são os modelos de escola verde que têm sido adotados nos Estados Unidos.
A ensolarada Califórnia é um dos redutos desses estabelecimentos. E o clima desse Estado americano tem tudo a ver com uma das medidas sustentáveis implantadas nas instituições de ensino dos EUA. Falamos da energia solar.
Das cerca de 5.500 escolas do país dos ensinos fundamental e médio – 5% do total – que instalaram painéis solares em seus telhados, 2.000 ficam na Califórnia. Os dados são da Solar Energy Industries Association, a associação americana das indústrias de energia solar.
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Curiosamente, há ocasiões em que a iniciativa parte dos próprios estudantes. Assim aconteceu no distrito escolar de Tri-Creek, em Lowell, Indiana. Lá, foi um grupo de alunos da oitava série que pediu aos gestores do complexo educacional que aderissem a fontes de energia limpa.
Dessa maneira, 120 painéis solares foram instalados nas cinco escolas administradas pelo distrito. Essa implantação significou uma economia de US$ 140 mil (R$ 524 mil) nas contas de energia do complexo. Além disso, tornou-se importante fonte de aprendizado. Os 3.300 alunos do Tri-Creek monitoram o desempenho dos painéis e analisam as características de seu funcionamento.
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Enquanto isso, outros distritos escolares americanos apostam na substituição de ônibus a diesel pelos elétricos no transporte dos estudantes. Essa prática tem sido realizada em Estados como os de Illinois, Vermont e da própria Califórnia. Nesta, 150 ônibus elétricos escolares passaram a rodar por um programa legalmente implementado na região.
Tanto painéis como ônibus requerem investimento, com a perspectiva de economia com gastos de energia. Os ônibus, porém, ainda são de duas a três vezes mais caros que os convencionais.
Contudo, espera-se que essa diferença de preço caia com o tempo, e que, até 2030, mais de 80% do mercado desse tipo de meio de transporte seja dominado pelos modelos elétricos.
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Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.