Estudantes criam bicicleta ergométrica que lava roupas

Em parceria com qsocial
03/01/2018 08:00

Já pensou em fazer exercício físico e ter suas roupas lavadas ao mesmo tempo? Um grupo de estudantes chineses da Universidade Dalian Nationalities, sim. E o projeto não é nada complexo. Com a força de pedaladas, a bicicleta ergométrica gira um tambor e lava as roupas armazenadas dentro dele.

No design do protótipo da Biwa (Bike Washing Machine; bicicleta de lavar roupas, em tradução livre), o cilindro é acoplado na parte frontal da bicicleta, geralmente onde fica a corrente na versão tradicional do produto. Conforme ele roda, as roupas são lavadas, em um movimento semelhante ao de máquinas de lavar tradicionais.

Bicicleta ergométrica Biwa permite lavar roupas a pedaladas
Bicicleta ergométrica Biwa permite lavar roupas a pedaladas

Segundo o projeto, inscrito no site de design Tuvie, a Biwa tem capacidade de lavar até 5 kg de roupa, contanto que o próprio usuário coloque água, sabão e amaciante no tambor da bicicleta. Para a retirada da água, o protótipo possui um sistema de drenagem que escoa o líquido que sobrou da lavagem.

Caso o usuário pedale além do necessário para a lavagem das roupas, a Biwa também utiliza o excedente de energia para ligar o display com informações do exercício físico ou armazena o resultado do movimento em uma bateria. Nenhum movimento é perdido.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Para quem gostou da da bicicleta ergométrica que lava roupas, a má notícia é que não há previsão de quando ele será comercializado.  No entanto, os estudantes afirmam que o protótipo certamente deve atrair alguma empresa interessada em financiá-lo e em aprimorar alguma de suas funcionalidades.

É importante lembrar também que este não é o primeiro projeto de bicicleta que lava roupas. Uma ideia semelhante assinada pela designer Barbora Tobolova consiste em uma bike de uso externo com tambor escondido na roda traseira. O protótipo também foi inscrito no site de design Tuvie.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.