Festa de Réveillon sustentável agita uma das praias mais famosas
Em Jericoacoara (CE), canudos e copos de papel não terão vez no evento, que promete ainda uma miniusina de reciclagem para tratar o lixo gerado no local
Já programou o seu final de ano? Que tal passar a virada em uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo? É também uma oportunidade de conferir de perto a festa de Réveillon sustentável que o município de Jijoca de Jericoacoara (CE) prepara para a entrada de 2019.
O evento da virada em Jericoacoara, John John Rocks Jeri 2019, promete dar o exemplo de como entreter 5.000 pessoas sem deixar uma pegada ambiental que já manche o calendário do novo ano.
A empresa Samba Marketing ao Vivo, que organiza a festa em parceria com a prefeitura da cidade, não vai, por exemplo, gastar recursos locais de energia, água e esgoto.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Enquanto caminhões-pipa serão responsáveis pelo fornecimento de água para o evento, geradores vão garantir a energia necessária à diversão. Os dejetos dos banheiros, por sua vez, serão recolhidos em bolsões e enviados para a estação de tratamento de Jericoacoara.
Todos os resíduos sólidos produzidos durante a festa serão separados para encaminhamento à Usina de Reciclagem de Jijoca de Jericoacoara. Uma equipe de 50 pessoas trabalhará em uma espécie de miniusina montada especialmente no evento para captar e separar esses dejetos.
Canudinhos e copos de plástico também estarão banidos do lugar. Os copos serão de fibra de mandioca.
Já os canudos de papel darão boas-vindas a uma lei municipal que passa a vigorar justamente em 1º de janeiro de 2019: a proibição desse tipo de artefato feito de material plástico.
A prefeitura, por sinal, tem intensificado medidas de impacto ambiental. “Criamos uma lei municipal que obriga os grandes geradores de resíduos a separá-los para reciclagem”, exemplifica Ricardo Gusso Wagner, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.
Dessa forma, a animação da festa de Réveillon sustentável em Jericoacoara não ficará por conta “apenas” de atrações musicais como a cantora Anitta.
A alegria, no caso, também se deverá à preservação do ambiente em um ponto do globo tão bonito por natureza.
Leia também: Pesquisador cria hortas urbanas com plantas da Amazônia
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.