Garrafa portátil purifica água em 60 segundos

Em parceria com qsocial
04/01/2018 07:55

A empresa Quartz, de San Francisco, desenvolveu uma garrafa portátil autolimpante, que também purifica a água colocada nela, por meio de um sistema digital emissor de um tipo de raio ultravioleta chamado UVC.

Esses raios eliminam até 99,99% dos germes e vírus na água (no modo “Aventura”), garante o fabricante. Por isso, na teoria, dá até para colocar água de origem menos confiável, como as encontradas durante trilhas (em rios, por exemplo) ou em viagens.

E, claro, é útil para usar no trabalho, na academia, durante a prática de esportes e mesmo em casa.

Garrafa portátil que purifica a água é uma boa companheira em viagens
Garrafa portátil que purifica a água é uma boa companheira em viagens

Clique aqui e conheça também a toalha inteligente que avisa quando precisa ser lavada

O sistema da garrafa Quartz, acionado ao se apertar a tampa, purifica a água em 60 segundos, e é ativado automaticamente a cada quatro horas. Os raios UVC provocam reações fotoquímicas que destroem o DNA dos germes e dos vírus, matando-os.

Segundo a empresa que criou o produto, a garrafinha usa a mesma tecnologia usada em hospitais para higienizar superfícies nos quartos dos pacientes.

Além de tornar a água mais confiável, a novidade promete acabar ainda com alguns problemas encontrados nas garrafinhas reutilizáveis comuns, como a dificuldade de limpá-las por dentro (quem nunca?) e o cheiro ruim que sai delas depois de algum tempo de uso, o que deixa a dúvida se está realmente limpa ou não.

A garrafa também é térmica e mantém o líquido frio ou gelado por 24 horas ou quente por até 12 horas. Feita de aço inoxidável, não utiliza filtro nem plástico e por isso é livre de BPA e outras substâncias nocivas encontradas nesse tipo de material. A bateria dura de dois a três meses e é recarregável, via cabo USB.

O produto, lançado em novembro, está disponível em sites de crowdfunding, como o Indiegogo, e custa a partir de US$ 79 (R$ 260), fora o frete. No início de dezembro, já havia superado em muito o valor necessário para dar início à produção. As primeiras unidades começam a ser entregues em junho de 2018.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.