Horta em espiral aproveita espaços pequenos

Formato atende às diferentes necessidades de sol e umidade de ervas, legumes e verduras

Uma horta em espiral é um bom jeito de ter ervas, legumes e verduras fresquinhas à disposição, mesmo para quem tem pouco espaço no quintal. Além de aproveitar bem o terreno, o formato da miniplantação faz com que uma planta ajude a outra a crescer.

Horta em espiral aproveita espaços pequenos e traz uma decoração diferente para o quintal
Créditos: Bildagentur Zoonar GmbH/Shutterstock
Horta em espiral aproveita espaços pequenos e traz uma decoração diferente para o quintal

Esse tipo de horta verticalizada, também chamada de espiral de ervas, é construída de um jeito que o caracol vai se elevando, formando um pequeno morro. Na parte mais alta, vão as espécies que precisam de bastante sol. E, nas partes mais baixas, plantam-se as que precisam de sombra.

Além da incidência de luz, é preciso levar em conta a umidade de que a planta precisa. Na parte mais baixa, por exemplo, o melhor é plantar espécies que precisam tanto de mais sombra quanto de mais umidade, já que essa região tende a ficar molhada por mais tempo após uma chuva ou depois de ser regada. A parte alta é sempre mais seca.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O jardim pode ser feito com pedras ou tijolos
Créditos: Bildagentur Zoonar GmbH/Shutterstock
O jardim pode ser feito com pedras ou tijolos

A seleção de qual erva, legume ou verdura vai ser colocada em um determinado ponto da horta em espiral é bem importante.

Alecrim, babosa e lavanda são os tipos de plantas indicadas para ir no alto, porque gostam de sol; no meio, podem ser cultivados cebolinha, morango, salsa. E, na parte mais baixa, vão hortelã, manjericão e tomilho, que gostam de bastante umidade.

Além de ervas, legumes e verduras, é possível plantar flores, também. O recomendado é que se construa esse jardim em um lugar que receba sol por no mínimo quatro horas por dia. As paredes que dão forma à espiral podem ser feitas de tijolos, pedras ou seixos.

Além de funcional, a horta em espiral vira um detalhe decorativo.

A terra, preferencialmente, deve ser rica em nutrientes, como aquelas que levam uma mistura de terra de jardim, húmus de minhoca e adubo orgânico. Além de manter o jardim irrigado, é bom também ficar de olho se uma planta ou outra precisa ser podada, para que uma não invada o espaço, já limitado, da outra.

Na internet você acha vários vídeos e dicas de como construir sua horta em espiral.

Leia também: Cursos online e gratuitos ensinam a manter horta em casa

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Em parceria com qsocial