Arquiteto projeta horta orgânica vertical em paredes cegas
A iniciativa GreenBelly, de Londres, propõe o cultivo de vegetais em plataformas modulares para aproveitar espaços urbanos sem uso
Paredes cegas podem ter uma utilidade muito além da colocação de outdoors. Um arquiteto de Londres encontrou uma forma de promover o cultivo de modelos de horta orgânica vertical nesses espaços.
A ideia ajuda a aumentar a quantidade de áreas verdes nas cidades sem precisar de grandes extensões horizontais.
A estrutura do projeto GreenBelly (“barriga verde”) consiste de plataformas horizontais de andaimes ao longo da parede, em que as culturas de alimentos recebem luz natural e água da chuva para prosperarem. Essas plataformas são modulares e removíveis.
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
O objetivo da iniciativa é envolver a comunidade local na manutenção e utilidade desses locais de horta orgânica vertical. Compostos de lixo orgânico para alimentar as culturas, por exemplo, podem ser fornecidos por moradores e estabelecimentos vizinhos.
Os vegetais frescos produzidos, por sua vez, encontram destino nos pratos de pessoas da região com menos disponibilidade de recursos. Podem ainda abastecer restaurantes do entorno.
É dessa maneira que o GreenBelly se propõe a reduzir a distância entre a fazenda e a mesa, além de integrar a arquitetura urbana à natureza e movimentar economias locais.
Em 35 m² de terra, é possível, em uma horta orgânica vertical de seis andares, produzir até 6.400 kg de vegetais por ano. Eles ocupariam, nesse modelo, 162 m² de área verde.
O projeto foi criado pelo arquiteto Alex Losada, junto com o AVL Studio, especializado em design sustentável, e a engenheira agrônoma Camille Lassale.
Foi feita uma campanha na plataforma Kickstarter para arrecadar recursos para a iniciativa.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Leia também: Escola de agricultura urbana acolhe pessoas em situação de rua
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.