Kit modular facilita a construção de minijardins urbanos

Em parceria com qsocial
09/02/2018 18:54

O escritório de arquitetura Husum & Lindholm, da Dinamarca, desenvolveu um sistema que permite construir minijardins urbanos feitos com prateleiras e floreiras montados em diferentes camadas, de acordo com o espaço disponível.

Espaços bem aproveitados por camadas de floreiras formam os minijardins
Espaços bem aproveitados por camadas de floreiras formam os minijardins - Daniel Ruiz

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Assim, você pode ter desde um pequeno jardim ou plantações de verduras e até um ambiente mais amplo para você se sentir reconectado à natureza, mesmo em meio à cidade.

Versatilidade é o destaque desta criação
Versatilidade é o destaque desta criação - Daniel Ruiz

A estrutura, chamada de Growmore, é montada com seis componentes de madeira compensada, incluindo juntas articuláveis. As juntas, em especial, permitem que as peças sejam combinadas de diferentes maneiras, o que torna o sistema modular e versátil.

As peças que tornam o minijardim fácil de montar
As peças que tornam o minijardim fácil de montar

Os arquitetos Mads-Ulrik Husum e Sine Lindholm desenvolveram, inicialmente, um jardim esférico chamado Growroom, em parceria com o laboratório de ideias (“innovation lab”) Space10, da fabricante sueca de móveis Ikea. A atenção que esse primeiro projeto atraiu levou os arquitetos a criarem o Growmore, que é mais versátil.

O primeiro projeto, do Growroom, foi liberado, em parceria com a Space10, como um design de código aberto, ou “open-source”. Ou seja, o desenho fica disponível para qualquer um usar, compartilhar, copiar e adaptar, sem a necessidade de pedir permissão previamente. A única condição é que seja dado crédito ao trabalho original e que as mudanças ou adaptações que foram feitas sejam apontadas.

Os arquitetos querem em breve também disponibilizar o Growmore como um design de open source, e assim qualquer um com uma máquina CNC (comando numérico computadorizado) poderia produzir as peças que compõem a estrutura do minijardim.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.