Lixo que iria para o mar vira capa reciclada de garrafa de água
Parte do lixo que iria para os oceanos tem ganhado outro destino, que não o de contaminar a água e prejudicar animais marinhos: transforma-se em capa reciclada de garrafa de água.
O trabalho conjunto do projeto ambiental Parley com a fabricante de produtos sustentáveis Soma consiste em coletar garrafas PET de linhas costeiras, redes de peixes e latas de lixo antes que elas cheguem a aterros sanitários, rios e, principalmente, oceanos.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
- Iniciativa pretende reciclar 287 milhões de garrafas plásticas
- Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista
- Shopping ABC foca na sustentabilidade e inaugura ponto de descarte para itens não reciclados
- Lixo do Carnaval será transformado em lixeiras em 5 capitais
Depois de coletados, os plásticos são transformados em flocos para serem aquecidos, limpos, secos e reunidos em bolinhas.
No processo final, as bolinhas viram filamentos de neoprene, material utilizado para a confecção das capas coloridas de garrafa de água. Cada forro é feito com duas garrafas PET recicladas.
Para que o produto seja 100% sustentável, a garrafa da Parley e Soma é feita de vidro resistente à quebra e não possui bisfenol, componente do plástico que faz mal à saúde.
A tampa também é à prova de vazamento e produzida com bambu reflorestado, para não agredir a natureza.
Segundo as organizações, parte das vendas da garrafa é destinada à ONG Water.org. O percentual, no entanto, não é informado.
Cada unidade é vendida por US$ 30 (cerca de R$ 100), com a capa em diferentes cores. O envio é feito apenas para os Estados Unidos.
Leia também: Cesto de lixo coleta resíduos encontrados no mar
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.