Marca de roupas incentiva reparo de peças usadas
Jogar roupas antigas no fundo do armário é prática comum nos dias de hoje. Com o estímulo ao consumo a mil por hora, muitas vezes compramos itens que já temos e descartamos os que rapidamente enjoamos. No final do mês, o resultado é um armário abarrotado e uma conta bancária no vermelho.
Para incentivar o consumo consciente, a marca de roupas esportivas Patagonia criou a campanha “Worn Wear” (Vista o Usado). Por meio de um caminhão personalizado, uma equipe de costureiros qualificada viaja pelos EUA, durante dois meses, em busca de peças usadas da grife para reparo ou pequenas mudanças. Tudo isso gratuitamente.
O objetivo, segundo a empresa, é que as roupas deixem de ser obsoletas e ganhem uma nova história com o usuário. No site da marca, os usuários compartilham as aventuras vividas com as peças e reforçam a importância de consumir com consciência.
- O motivo pelo qual você deve usar vinagre no seu guarda-roupa
- Aprenda a vender suas roupas usadas de forma lucrativa
- São Pedro (SP) esbanja natureza, diversão e boa comida
- 8 marcas fundadas por pessoas LGBTQIA+ para gastar seu Pink Money
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Mas, como qualquer empresa, a Patagonia não deixou de lado seu interesse de vender peças novas para manter a rentabilidade, tampouco o perfil de “roupas de alta qualidade que duram vários anos”.
Uma das ações da grife é oferecer desconto na compra de uma peça nova, em troca de uma usada. Se a roupa estiver em boas condições, é revendida no próprio site da “Worn Wear”. Caso contrário, vai para reciclagem.
Para o consumidor, a vantagem está em comprar uma peça da nova coleção com desconto ao trocar por uma antiga. Para a marca, divulgar suas ações de sustentabilidade e revender roupas antigas.
Grande defensora do meio ambiente, a Patagonia acertou em cheio com a “Worn Wear”: focou em estratégicas ligadas ao meio ambiente, sem perder espaço no mercado.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.