Minivan elétrica funciona como loja autônoma sobre rodas e Uber

Em parceria com qsocial
21/01/2018 17:19 / Atualizado em 31/01/2018 09:25

Que os carros elétricos são tendência, você já deve saber. Que veículos sem motorista estão nos planos do mercado automotivo, também. A novidade, agora, é que as montadoras não querem mais levar apenas as pessoas para dar uma volta: roupas, calçados e objetos de consumo em geral poderão sair sozinhos para um passeio até os clientes, se depender da e-Palette, minivan elétrica da Toyota que dispensa condutor e opera como uma verdadeira loja autônoma sobre rodas.

Mas não só isso. A ideia da companhia japonesa com esse veículo, lançado na CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas (EUA), é que ele seja multiuso – tanto que será fabricado em três versões, com comprimentos de 4 metros a 7 metros, conforme a necessidade do usuário.

Segundo Akio Toyoda, presidente da montadora, vários tipos de fornecedor podem se valer da minivan em seus negócios. Uma loja de sapatos, por exemplo, pode enviar sua coleção até as casas dos clientes.

Protótipo foi apresentado na maior feira de tecnologia do mundo
Protótipo foi apresentado na maior feira de tecnologia do mundo

Além da função de carro de mostra e entrega de produtos, outra de suas possibilidades de operação é a de transporte compartilhado, o que já é sinalizado pelo interesse da Uber e da DiDi, principal app de condução de passageiros da China.

Ou, quem sabe, substituir os tradicionais foodtrucks na participação de eventos. A Pizza Hut também está de olho no projeto, assim como a Amazon, esta por razões óbvias – levar a seus clientes as mercadorias encomendadas.

O tamanho será de acordo com a necessidade do usuário
O tamanho será de acordo com a necessidade do usuário

A Toyota pretende lançar a e-Palette no mercado em 2020, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, e ampliar sua distribuição para outros países em 2021.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.