Painel solar coleta água do ar e produz 5 litros por dia
Em vez de energia, água para beber. Isso é o que o painel solar Source, da startup americana Zero Mass Water, produz. Ele absorve o vapor da água presente no ar, em forma de umidade, e a condensa. Essa água, garantem os criadores, é pura, mesmo que o equipamento esteja em um lugar com ar poluído.
O equipamento lembra mesmo um painel solar para gerar energia. Mas o que ele produz de energia e calor, a partir da luz do sol, é usado para fazer funcionar o sistema que capta e produz a água. Por isso não precisa estar ligado a uma tomada para funcionar.
Assim, segundo os fabricantes, o Source pode ajudar comunidades que vivem em locais sem água ou onde é difícil obtê-la. Pode ser instalado em casas, hospitais, prédios de escritórios ou escolas.
- Geladeira, lava-louça e outros eletrodomésticos com até 32%OFF e entrega rápida no Esquenta Black Friday
- Dia do Consumo Consciente: Dicas de como evitar o desperdício de água
- 5 dias na Patagônia: mais aventuras do que você conseguirá contar aos amigos
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
A startup diz que um de seus objetivos é democratizar o acesso à água e já tem painéis instalados em locais como o deserto de Sonora, nos Estados Unidos, em Porto Rico e em montanhas do Equador.Em dias com bastante sol e umidade, os painéis produzem até 5 litros de água, que ficam armazenados em um recipiente de 30 litros. Mesmo em dias mais nublados ou em locais com menos umidade, ela produz um volume próximo disso. O recipiente pode ser ligado a canos que levam a água diretamente para as torneiras, por exemplo.
Apesar de pura, a água não é a ideal para beber. Então, o Source adiciona magnésio e cálcio à água, tornando-a mineral, para melhorar seu sabor e, segundo os fabricantes, otimizar os benefícios à saúde.
Cada equipamento Source custa US$ 4.000, ou cerca de R$ 13,5 mil, nos EUA, fora os impostos. Ele mede 122 cm x 244 cm, pesa cerca de 125 quilos e pode ser instalado em telhados ou no chão.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.