Prato descartável feito de folha de planta suporta calor de 90°C
Prato descartável é uma solução e uma praga dos tempos atuais: é prático, mas também gera um grande volume de resíduos, e por isso muita gente trabalha com soluções sustentáveis para resolver este problema.14
Na Alemanha, onde a geração de resíduos de embalagens foi de 220 kg por pessoa em 2014, a empresa Leaf, localizada perto de Munique, criou pratos e tigelas descartáveis, produzidos apenas com folhas. De plantas, mesmo.
O recipiente é formado por três camadas. A primeira e a terceira são de folhas costuradas com fibras de palmeira. E no meio vai uma camada de papel (produzido também a partir de folhas de plantas) à prova d’água.
- Surto de dengue no Brasil: os sintomas, como transmite e tudo sobre a doença
- Prefeitura de SP proíbe utensílios plásticos em estabelecimentos
- Como fazer reciclagem do lixo de casa corretamente
- Plástico de restos de frutos do mar compõe vasos e embalagens
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Ou seja, a produção desses pratos não usa cola, aditivos, nem óleo algum. A julgar pelo vídeo, levam apenas muita criatividade e tecnologia.
Os recipientes são biodegradáveis e “desaparecem” em 28 dias na natureza, segundo os fabricantes. Já a tampa é de bioplástico ou plástico reciclado.
A empresa afirma, ainda, que esses pratos suportam calor de até 90°C e por isso dá até para usar no churrasco, em que ninguém quer lavar prato depois da comilança.
Os descartáveis são vendidos na Amazon com preços a partir de € 9,90 (R$ 39).
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.