Teto solar inteligente resfria até 20°C o carro estacionado

Em parceria com qsocial
13/12/2017 18:00 / Atualizado em 26/12/2017 13:56

Estacionar na rua em dias de verão e evitar que o carro não vire um forno é quase impossível. A não ser que o seu seja equipado com um teto solar inteligente. 

É isso mesmo. A Webasto desenvolveu um sistema com células solares integradas ao vidro do teto, que converte a energia da radiação solar em energia elétrica.

Com isso, é acionado automaticamente o sistema de ventilação elétrica enquanto o veículo está parado, diminuindo o calor e refrescando o interior do carro em até 20°C.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Teto com conversor de energia que resfria o interior do carro
Teto com conversor de energia que resfria o interior do carro

O resfriamento do interior do veículo por esse sistema pode evitar, por exemplo, que o motorista ligue o ar-condicionado no nível máximo assim que entra no carro, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO₂.

O teto inteligente reduz o consumo de combustível e a emissão de CO₂
O teto inteligente reduz o consumo de combustível e a emissão de CO₂

A empresa desenvolve também projetos para aumentar a eficácia das células solares e gerar energia suficiente para carregar a bateria do veículo.

Isso também alivia o alternador – componente responsável por produzir a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos elétricos do carro.

Segundo a fabricante, que é especializada em tetos solares, panorâmicos e conversíveis, o motor de combustão de veículos equipados com células solares no teto pode diminuir a emissão de CO₂ em até 2,3 g/km, dependendo do combustível utilizado.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.