Toalha inteligente indica quando precisa ser lavada
Um banho quente depois do trabalho pode ser revigorante, mas nem sempre é sinônimo de higiene. A toalha que esquecemos molhada em cima da cama ou jogamos no box do banheiro sem lavar por mais de três dias pode conter mais de 134 mil bactérias, o equivalente a 456 vezes o total de germes presentes no assento sanitário.
Como resolver essa contradição e evitar que a contaminação afete a saúde? A equipe de Glen Gunawan e Alexander Darling pesquisou o assunto e desenvolveu o projeto de uma toalha inteligente que não só previne 99% das bactérias, mas também detecta e indica quando alguma impureza entra em contato com o tecido.
Chamada de Mizu, a peça de banho é 50% maior que as tradicionais e possui duas faixas laterais que mudam de cor quando o tecido entra em contato com germes ou impurezas residuais de química, sabonete e suor. O nível de contaminação é medido por três tons: azul (limpa), lilás (lave em breve) e rosa claro (limpeza urgente).
Segundo os fundadores da empresa, os diferenciais da toalha são a tecnologia japonesa e estrutura da fibra, composta por algodão e pura prata – material que previne o crescimento de bactérias. Ela também promete secar três vezes mais rápido que as peças de banho tradicionais ao ser estendida no banheiro e absorver cinco vezes mais água.
A marca oferece opções de toalhas para adultos, bebês, kits para academia e pacotes com desconto para a família. Uma toalha de banho adulto Mizu é vendida por US$ 50 (R$ 165) neste site. O produto é entregue no Brasil, mediante pagamento de frete internacional.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.