Turbina portátil permite carregar o celular com água ou vento
Se, no meio do mato, alguém perguntar onde tem uma tomada para o smartphone, a resposta pode não ser um palavrão. Afinal, carregar o celular no meio do nada passa a ser uma alternativa viável com a Waterlily Micro Turbine.
Como o nome já indica, trata-se de uma turbina portátil que transforma as rajadas de vento ou o fluxo do rio em energia elétrica, armazenada em uma pequena bateria – e, a partir daí, funciona como carregador de aparelhos que se conectem a entradas USB.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
- Tá pegando fogo, bicho! Mini ventilador portátil com até 60% de desconto
- 10 hábitos que detonam a bateria do celular e você continua fazendo
- Contêiner vira ponto de ônibus sustentável em Cuiabá
- Celulares velhos protegem florestas do desmatamento ilegal
E não pense que vai ser necessário um vendaval, um furacão ou uma megacorrenteza para que o celular “renasça”.A Waterlily (vitória-régia em português) opera com uma brisa de pouco mais de 10 quilômetros por hora ou uma água que corra a pouco mais de 1 km/h, tanto durante o dia como à noite, já que independe da luz solar. São duas entradas USB, configuradas em 5V ou 12V.
Embora o cabo que acompanhe a turbina tenha menos de 4 metros de comprimento, os fabricantes asseguram que ela pode ser acionada a até 11 m de profundidade.
Aí, das duas, uma: ou você leva uma extensão para para onde quer que vá ou seu celular tem de ser à prova d’água – sem contar a necessidade de uma máscara de mergulho.
A Waterlily está à venda por US$ 159 (R$ 513).
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.