Como assumir aos meus pais que sou gay?
Sinto que esta na hora de contar para minha família, mas não tenho coragem. O que devo fazer?
Assumir a homossexualidade é algo muito difícil, afinal, não é algo que aprendemos na escola ou em livros; afinal, quando se é heterossexual você não precisa contar para ninguém. Quando se é gay, mesmo que não sejamos cobrado por algo, nos sentimos na obrigação moral de contar, até mesmo para evitar um relacionamento sustentando pela mentira, com pessoas que amamos.
Entre estas pessoas, estão os nossos melhores amigos e, principalmente, os pais – neste caso, a ansiedade é ainda maior. Para diminuir os risco de ambas as partes ficarem magoadas ou para se preparar um pouco mais para este momento, as dicas a seguir podem ajudar:
1. Você está seguro(a) que é homossexual?
Se você ainda está confuso(a), se tem dúvidas se é mesmo homossexual, é melhor dar mais um tempo, pois a confusão na sua cabeça pode provocar confusão ainda maior na cabeça das outras pessoas, sobretudo em sua família. Nunca assuma sua homossexualidade como forma de agressão ou vingança, num momento de raiva. Uma decisão tão importante tem de ser bem planejada.
- 5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
2. Como se assumir?
Faça amizade com algumas pessoas já assumidas. Troque ideias com outras: saiba como elas vivem, como se assumiram, das vantagens de deixar de ser enrustido(a). Freqüente ambientes homo para ver com qual dos diversos modelos de vivência gay você se identifica mais. Procure fazer boas amizades. Não faça nada de que vá se arrepender mais tarde. Depende de você fazer de seu futuro enquanto homossexual uma bênção ou uma desgraça.
3. Você se sente satisfeito(a) com seu homoerotismo?
Se ainda tem sentimentos de culpa, se acha que está errado, que sua forma de amar é pecado e se tem períodos de depressão, é melhor resolver primeiro estes problemas. É básico assumir-se primeiro em outros ambientes antes de abrir o jogo com a família. Para enfrentar esta barra, você precisa estar muito seguro(a) e ter uma auto-imagem positiva de sua própria homossexualidade. Auto-estima é indispensável para ser feliz.
4. Você conta com o apoio de alguém?
É fundamental que você conte com a compreensão de algum parente ou amiga próxima da família, que possa acalmar seus pais se a reação deles for devastadora. Esta pessoa é também importante para dar-lhe apoio emocional para enfrentar essa nova situação de vida. Discutam todos os detalhes, as reações previsíveis de ambas as partes, e se achar prudente, esteja com esta pessoa amiga por perto no momento da revelação.
5. Você tem bons argumentos sobre a homossexualidade?
Isto é muito importante, pois a maioria das pessoas, inclusive nossos parentes, têm medo ou ódio dos homossexuais (assim como têm preconceito racial) porque nunca souberam a verdade sobre esses temas. Você deve ter as respostas certas para substituir a ignorância do preconceito pela verdade dos fatos.
Veja mais dicas no Portal Ligação Teen