Abaixo-assinado online pede a conservação da Chapada dos Veadeiros
Na próxima quarta-feira, dia 25, será votado em Colinas do Sul (GO) o Plano de Manejo para a APA (Área de Proteção Ambiental) de Pouso Alto. Porém, se aprovada, a medida pode prejudicar o Cerrado, área que engloba a Chapada dos Veadeiros e seu entorno.
O projeto foi apresentado em dezembro de 2014 e permite, por exemplo, a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.
Para preservar a região e frear estas ações, foi criado um abaixo-assinado online. Para assinar é preciso acessar este link. Até o fechamento desta matéria, a petição continha 2.115 assinaturas.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Primeira viagem à Chapada dos Veadeiros: como planejar a melhor experiência
- Quando é a melhor época do ano para ir à Chapada dos Veadeiros?
- Quais são os patrimônios naturais da humanidade que estão no Brasil?
“Estima-se que mais de 55% do bioma Cerrado já tenha sido suprimido, tendo como principal ameaça o avanço da fronteira agrícola. O novo código florestal brasileiro é altamente permissivo quanto ao desmatamento, portanto a região da APA (principalmente o Cerrado de altitude) precisa de um plano de manejo que possa controlar o licenciamento do avanço da fronteira agrícola”, explica o texto da petição.
Mais detalhes sobre o plano, trocas de informações e dúvidas serão debatidos em Brasília, em um evento no Jardim Botânico. O encontro acontece no domingo, dia 22, às 10h. A entrada é Catraca Livre e a participação é livre.