Cinearte recebe filme Yonlu e debate sobre saúde mental

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

O curso de Pós-graduação em Serviço Social e Saúde da FAPSS-SP, em parceria com o Clube do Professor e com o apoio da Container Filmes, Prana Filmes, Lança Filmes, Cinearte, Instituto Acqua e Vilamundo, realiza exibição gratuita do filme “Yonlu”.

A ação acontece no próximo domingo, 22, no Cinearte Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 11h30, com entrada gratuita. A obra narra a história de Vinicius Gageiro Marques, músico que cometeu suicídio em 2006, – tornando-se um dos primeiros casos de suicídio transmitido via internet no Brasil. A atividade chama atenção para o tema do suicídio no mês das atividades do “Setembro Amarelo”.

Crédito: Yonlu/ ReproduçãoYonlu é um filme de ficção baseado na história real deste garoto de 16 anos

Dirigido pelo roteirista e diretor Hique Montanari, “Yonlu” é um filme de ficção baseado na história real deste garoto de 16 anos que, via internet, conquistou o mundo com seu talento para a música e para a arte. Fluente em cinco idiomas, ilustrador, fotógrafo e compositor de músicas experimentais, ele tinha uma visão crítica da sociedade, compartilhada em uma rede de amigos virtuais em todos os continentes. O Instituto Acqua e a iniciativa VilaMundo idealizaram a pré-estreia do filme no ano passado.

A mesa de debate, marcada para ocorrer após a exibição de “Yonlu”, contará com a presença do ator principal, que interpreta o jovem, Thalles Cabral, além da profissional da área da saúde e professora da FAPSS, Fernanda Almeida, e do médico psiquiatra Ajax Salvador.

“Yonlu, assim como milhões de jovens, mantinha a característica de ser inquieto. E o fato dele ir embora tão cedo é desolador. Interpretá-lo foi uma honra e o filme me transportou a ter um novo olhar em relação a tudo que me cerca, como pessoa, como artista. O que a gente espera é levar a mensagem do Yonlu para várias pessoas que se sentem enfraquecidas. Mostrar que pode e deve existir uma saída”, conta Thalles Cabral.

Sobre os participantes do debate

Thalles Cabral é um ator, cantor e compositor nascido em Porto Alegre (RS). Thalles começou sua carreira aos 7 anos e acumula mais de 25 espetáculos de teatro em seu currículo.

Fernanda Almeida é coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Serviço Social e Saúde na FAPSS – Faculdade Paulista de Serviço Social e professora convidada da FLACSO – Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas. Atua como assistente social no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pinheiros (SP).

Ajax Salvador é médico psiquiatra graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Saúde Mental e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Trabalhou mais de 20 anos em Hospital-Dia e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Compartilhe: