Conheça 5 bons motivos para adotar um animal adulto
Dar chance a um cão ou gato adulto pode ser tão prazeroso quanto adotar um filhote
Quanto mais velho, menores são as chances de um animalzinho de abrigo encontrar um novo lar. Em geral, os adotantes preferem filhotes por acharem mais fácil a adaptação na nova casa, porém, é aí que muitos se enganam.
Segundo Cleber Santos, adestrador especialista em comportamento animal, inserir um cão adulto à rotina de uma família pode ser tão ou até mais fácil que no caso de filhotes. “Cães adultos são perfeitamente capazes de aprender e se adaptar à nova rotina, enquanto que os filhotes podem chorar por noites até se acostumarem”, afirma.
Além disso, ao contrário dos filhotes, boa parte dos cães e gatos adultos que estão nos abrigos são fruto de abandono, ou seja, já tiveram convivência com uma família e, portanto, estão socializados a viver com humanos.
Se você ainda não está convencido sobre as vantagens de adotar um animal adulto, confira 5 bons motivos abaixo:
São animais menos destrutivos
Muitos adotantes não têm energia para lidar com um pet ativo, então, nesse caso, um adulto ou idoso pode ser a escolha perfeita. Além disso, as preocupações em encontrar a casa destruída, comportamento típico de filhotes, são muito menores.
Personalidade formada
É possível conhecer melhor a personalidade de gatos e cachorros na fase adulta. No geral, costumam ser mais calmos, pois já passaram da fase de descobertas e excessos de brincadeiras. Enquanto que, em se tratando de filhotes, é difícil prever as características de seu comportamento no futuro. “Nesta fase, eles têm uma rotina e comportamento diferentes do que terão pelo resto da vida”, explica o adestrador.
Sem surpresas com o tamanho
O tamanho de cães sem ração definida varia muito, portanto, nunca dá para saber com certeza o porte que um filhote terá no futuro. Preocupação que o tutor não precisa ter quando dá chance a um cão adulto.
Facilidade de adaptação
Ainda segundo o Cleber Santos, mesmo que esses animais tenham hábitos ruins que precisam ser alterados, o fato de eles serem mais calmos pode facilitar a aprendizagem das regras e se adaptarem a quaisquer mudanças. “Filhotes são hiperativos, enquanto os adultos têm mais foco e podem prestar mais atenção, o que facilita o aprendizado”, afirma.
São animais gratos
Em geral, cães mais velhos são mais atenciosos do que filhotes e mais preocupados em agradar seus humanos. Também costumam ser mais gratos ao amor e atenção oferecidos pela nova família. É como se, de alguma forma, eles soubessem que o tutor deu a eles uma chance que poucos dariam.
Este conteúdo é apoiado pelo Carrefour, que – em parceria com a AMPARA Animal e outras ONGs – está organizando uma série de ações em prol dos animais em todo o país. São mutirões de castração, eventos de adoções em suas lojas, além de treinamento, capacitação e sensibilização dos funcionários e prestadores de serviço da companhia.