6 passos para lidar com erros no trabalho

08/03/2017 16:11

“Errei no trabalho, e agora?” Diante desse tipo de situação, alguns profissionais se sentem completamente frustrados, outros tantos procuram esconder a falha com medo das consequências que ela pode gerar. Mas essa última reação, além de antiética, é capaz de piorar as coisas.

Ninguém está a salvo de erros, e o problema não é você falhar, mas sim a maneira que você vai lidar com isso.

A seguir, listamos os seis passos que podem te ajudar a contornar a situação da melhor forma possível.

1. Não entre em pânico

A primeira coisa a se pensar é que todo erro pode ser consertado ou ter as consequências minimizadas. É importante não se desesperar, pois o pânico acaba impedindo a mente de criar soluções.

2. Peça conselho

Assim que possível, se puder, fale sobre o que aconteceu com alguém mais sênior que você – em quem confia. Identifique exatamente o que deu errado, por que deu errado e quão grave é o erro.

Com esta pessoa você pode considerar um plano para corrigir o erro. Principalmente se você for estagiário ou trainee, muitos erros resultarão da falta de experiência. Então, se você não falar com um colega sênior, dificilmente irá entender o que deu errado e quais as soluções.

3. Admita o erro

Não procure desculpas. E jamais tente encobrir a falha. Procure sua chefia e a informe do que aconteceu. É melhor eles saberem por você do que pelos outros. Apenas admita: “isso é o que aconteceu. Isso é o que eu acho que podemos fazer para corrigir”.

4. Conserte o erro

Desde que haja o aval do seu superior, tome as medidas para corrigir o erro. No caso deles preferirem assumir a resolução do caso, então, passe a bola, mas se coloque à disposição para ajudar caso seja necessário.

5. Peça desculpas

Seja claro, direto no pedido de desculpas. Mas é importante lembrar que não é  legal ficar remoendo o erro o tempo todo.

6. Aprenda com o erro

Reflita sobre as causas do erro, só assim é possível aprender com ele. Pense que atitudes diferentes você tomará a partir de agora para evitar que o mesmo aconteça novamente.